Mais Lidas

Governador em exercício do Rio promove evento para comemorar aniversário em Itaipava 

Há dois dias, Castro havia pedido para que a população não saísse de casa durante a parada emergencial 

Convidados estavam sem máscara na porta da casa de Cláudio Castro em Itaipava
Convidados estavam sem máscara na porta da casa de Cláudio Castro em Itaipava -
Rio - O governador em exercício Cláudio Castro promoveu, neste domingo (28), um evento em comemoração ao seu aniversário de 42 anos, completados nesta segunda-feira (29), em uma casa no bairro de Itaipava, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O evento aconteceu dois dias após o governador pedir para a população ficar em casa e evitar aglomerações. Pelo menos 20 pessoas estavam no local, todas sem máscara. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, de O Globo, e as imagens foram reveladas pelo RJTV2, da Globo.
Castro não somente desrespeitou o decreto estadual, como também desobedeceu o decreto municipal de Petrópolis, que proíbe aglomerações e a realização de festas de aniversário, mesmo em ambientes privados, durante a pausa emergencial, que vai até domingo (4). Na sexta-feira (26), o governador em exercício pediu para que os moradores do Rio de Janeiro evitassem aglomerações. "Não é hora de fazer festa, tem muita gente morrendo, muita gente na fila de hospital, esse é um feriado para ficarmos em casa, evite aglomeração", disse ele horas antes de viajar para a região serrana com a família.

Um funcionário, que estava na organização do evento, contou ao RJTV2 que os convidados estavam alcoolizados e não pareciam se importar com o evento irregular. Na frente da casa, haviam 12 carros estacionados. Nas suas redes sociais, Castro tentou se defender dizendo que não houve festa, mas sim uma reunião familiar.
A festa de Cláudio Castro aconteceu no mesmo dia em que o estado bateu um novo recorde no número de pessoas na fila de espera por um leito de UTI para covid-19. Até o domingo (28), 710 pacientes aguardavam uma vaga de tratamento intensivo na rede pública. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. O número tem crescido diariamente: eram 634 pessoas na fila na sexta-feira, e 678 no sábado. A média de espera da solicitação até a reserva em vaga de UTI está em 20h. Ao todo, 118 pessoas em leito de UTI adulto, uma taxa de ocupação em 92,4%. Em relação aos leitos de enfermaria, há 105 pessoas ocupando e outras 279 na fila, uma taxa de ocupação de 78,9%.
Petrópolis registrou, até esta segunda-feira, um total de 24.307 casos desde o início das estatísticas. A cidade tem 666 óbitos confirmados pelo coronavírus. Neste momento, 136 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 177 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 73,68% e 89,91% em leitos de UTI.
Petrópolis amplia medidas restritivas para enfrentamento à covid-19
Nos próximos dias, desta sexta-feira (26) até domingo (4), a cidade seguirá com entrada restrita a turistas e visitantes. As barreiras sanitárias funcionam 24 horas e pessoas de fora só acessam o município com apresentação de voucher comprovando a reserva na rede hoteleira ou em loja dos polos de compras. Continuam proibidas as aglomerações, tanto em áreas públicas quanto privadas, em qualquer hora do dia, e a permanência de pessoas nas ruas das 22h às 5h.
O Decreto Municipal que foi publicado nesta quinta-feira (25) também proíbe a realização de eventos de qualquer natureza. Parques, pontos turísticos, clubes, casas de shows, boates, casas de festas, pistas de dança, espaços de recreação infantil e áreas de lazer de condomínios e também de hotéis e pousadas deverão ficar fechados. Cachoeiras também estão proibidas, com impedimento inclusive de estacionamento nestas áreas.

Barreiras sanitárias fixas nas entradas da cidade

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, a operação das barreiras sanitárias fixas nas principais entradas da cidade e da barreira volante, que atua em pontos alternativos, impediu até o momento a entrada de 567 veículos provenientes de diversos municípios. Somente na ação realizada em Bonsucesso neste domingo (28.03), 117 motoristas foram obrigados a retornar a suas cidades de origem, pois os ocupantes não apresentaram vouchers ou reserva em hotéis do município.

No ponto de controle do Bingen, 31 carros voltaram e no sistema volante que funcionou no distrito de Secretário foram 12 retornos registrados. A barreira do Quitandinha, durante o domingo, evitou que 58 veículos entrassem em Petrópolis sem apresentar a necessidade e justificativa da viagem.

Os agentes realizam a aferição de temperatura, além de solicitar a apresentação de voucher para os polos de moda da cidade ou a reserva em hotel para autorizar a entrada de qualquer veículo no município. Caso não haja nenhum tipo de comprovação, o motorista é orientado a retornar.
"Continuamos pedindo para que todos permaneçam em casa e saiam apenas em casos de extrema necessidade", disse a coordenadora especial de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira.
Em nota, Castro alegou que o evento em questão foi um almoço restrito aos familiares e não houve aglomeração. O governador em exercício também afirmou que quatro dos 12 veículos na porta do evento faziam parte da sua segurança pessoal.
Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou que a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública não recebeu denúncias sobre a festa e que tomou conhecimento do fato na noite de domingo, após divulgação pela imprensa. "Uma equipe de fiscalização foi acionada, mas não havia mais movimentação no local. O condomínio onde o evento foi realizado, na BR-040, está sendo intimado sobre a necessidade de cumprir os decretos municipais".
Convidados estavam sem máscara na porta da casa de Cláudio Castro em Itaipava Reprodução/TV Globo
Castro promove evento em comemoração ao aniversário de 42 anos Reprodução/ TV Globo
Castro promove evento em comemoração ao aniversário de 42 anos Reprodução/ TV Globo