Mais Lidas

Paes afirma que o Rio deverá vacinar mais profissionais da saúde, professores e agentes da segurança

O novo calendário deve ser anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde nos próximos dias

O  prefeito do Rio, Eduardo Paes
O prefeito do Rio, Eduardo Paes -
"A gente tem que olhar pessoas com comorbidades, de determinadas atividades profissionais, o próprio pessoal da saúde, a gente vai dar uma ampliada agora. A Secretaria de Saúde deve anunciar isso, passar para a faixa etária mais baixa. Professores é fundamental, pra gente dar tranquilidade para a volta às aulas, agentes de segurança, agentes de empresa pública, então, é um conjunto de atividades profissionais que demandam uma vacinação especial", disse Paes, que esteve no Museu da Justiça, no Palácio da Justiça. Este é o 19º ponto de vacinação no Centro da cidade.
O novo calendário deve ser anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde nos próximos dias.
Vacinação por faixa etária
Eduardo Paes, divulgou nesta segunda-feira, o novo calendário de vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio. A campanha beneficia pessoas com idades entre 71 a 60 anos. As doses para este público-alvo, que começou a ser contemplado hoje, serão aplicadas até o dia 24 de abril.
"A gente vai continuar vacinando também por faixa etária. Mas na hora que você atinge a população acima de 60 anos, você diminui muito o risco de as pessoas virem a óbito, porque você tá cuidando dos mais idosos. Então, a ideia é agora, a partir do dia 24, ampliar sim", afirmou o prefeito.

"A gente tá buscando acelerar essa história da vacinação. Vamos chegar até dia 24 de abril com todos os idosos, pessoas acima de 60 anos [vacinados]. A vacina é a solução", completou.
Flexibilização das restrições pode acontecer
O prefeito Eduardo Paes afirmou que pretende flexibilizar o fechamento do comércio no município a partir da próxima segunda, no dia seguinte ao término do decreto de restrições. A decisão, no entanto, vai depender do aval da Secretaria de Saúde. O anúncio do fim ou da renovação da parada emergencial deve acontecer na próxima sexta-feira, na divulgação de um novo boletim epidemiológico.
"Eu disse que as restrições que estávamos impondo era de que elas teriam uma data para começar e terminar. Mas a medida que a gente avança nisso, quanto mais pessoas se preservarem, respeitarem essas regras nesses dez dias, mais a gente poderá flexibilizar a partir desta segunda-feira. Para mim, esses dez dias não são aleatórios. Como estamos trabalhando com as unidades básicas de saúde, as UPAs, é menos do que aquela média móvel curta de óbitos e internações, elas acabam dando um retrato do que pode acontecer. A gente está trabalhando com esses dados, que começou há três semanas com algumas medidas mais restritivas, acompanhamos muito de perto para tomarmos medidas responsáveis. A gente quer flexibilizar a partir de segunda, vamos aguardar mais uns dias e na sexta devemos anunciar, se Deus quiser, essa flexibilização".
Fila por UTI
A fila de espera por vagas de UTI para covid-19 teve a primeira queda após 16 dias consecutivos de aumento no estado do Rio. Até o momento, 694 pessoas aguardam pela oferta de leitos e a mediana do tempo de espera é de 24.5 horas. No domingo (28), segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, havia 710 pacientes aguardando por leitos para casos graves, o que significou o maior número já registrado desde abril de 2020.
A taxa de ocupação por leitos de UTI na rede pública do estado também registrou recuo, o número atual é de 87,5% contra 92,4% no domingo. A situação na rede hospitalar do estado é grave e o governo disse que entregaria até a próxima semana mais 557 leitos para covid-19.

Em todo o território fluminense, são 14 municípios com 100% ou mais de lotação nos leitos de UTI.