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Procon Petrópolis notificará Correios por atraso em entrega de correspondências

Procon manifesta preocupação especialmente com dificuldade das pessoas para pagarem suas contas em dia, devido aos atrasos

Procon Petrópolis deu prazo de 10 dias para que Correios resolvam problema de atraso em entregas de cartas e correspondências
Procon Petrópolis deu prazo de 10 dias para que Correios resolvam problema de atraso em entregas de cartas e correspondências -
Petrópolis - Denúncias de problemas na entrega de cartas e correspondências estão levando o Procon Petrópolis a notificar os Correios para que justifiquem num prazo de dez dias a razão do problema. As reclamações indicam prioridade para entrega de encomendas, ao invés de correspondências.
Consumidores que se sentirem prejudicados devem procurar o Procon Petrópolis, através do e-mail procon@petropolis.rj.gov.br ou presencialmente, seguindo os protocolos, a partir desta terça-feira (6).

O coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Badia, disse que não pode haver diferenciação nos serviços: “Este acréscimo no prazo de entrega configura ato ilícito, já que os Correios estão enquadrados no rol de serviços essenciais”.

Badia manifestou preocupação especialmente com a dificuldade das pessoas para pagarem suas contas em dia. “A informação que temos é que a distribuidora dos Correios tem priorizado a entrega de encomendas e sedex. Com isso, as cartas e boletos têm chegado com atrasos de até 15 dias, o que abre uma brecha legal para que os clientes procurem a reparação legal para evitar o pagamento em atraso de suas dívidas com juros e correção monetária”, destacou.

“Lembramos que várias correspondências têm faturas de cartão de crédito, boletos bancários e outros compromissos com previsão de multa e juros em caso de atraso. Muitos consumidores não possuem outros meios de gerar esses documentos o que, invariavelmente, vai torná-los inadimplentes”, explicou Badia.

O Procon atende pelos telefones (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476 (de segunda a sexta-feira). O escritório do órgão em Petrópolis fica na rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.
Em nota, os Correios se manifestaram sobre a situação:
Os Correios, seguindo os protocolos de saúde que estão sendo adotados desde março de 2020, suspenderam nesta segunda-feira (5), de forma preventiva e temporária, as atividades da agência Petrópolis e dos centros de Distribuição e de Entrega de Encomendas para providenciar o serviço de sanitização nas unidades. A retomada das atividades está prevista para a próxima semana.

A rotina de entrega permanecerá sendo realizada com o apoio de empregados de outras unidades da região, de forma a minimizar os impactos à população. Os Correios reiteram que desde o início da pandemia vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia. A estatal está acompanhando a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.

Os clientes de Petrópolis podem contar com atendimento nas agências próximas, localizadas em Correas (Rua Doutor Agostinho Goulão, 7), Itaipava (Estrada União e Indústria, 11870), Pedro do Rio (Estrada União e Indústria, 19297), Posse (Estrada Silveira da Mota, 42), e Cidade Imperial (Rua Dezesseis de Março, 322), Coronel Veiga (Rua Coronel Veiga, 1988), Polo Bingen (Rua Bingen, 2170) e Washington Luiz (Estrada União e Indústria, 8806).

Os Correios seguem trabalhando para viabilizar, com segurança e transparência, a continuidade de suas atividades e permanecem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.