Mais Lidas

Ônibus e articulado do BRT colidem em Guaratiba

Acidente aconteceu próximo à Estação Ilha de Guaratiba, no corredor Transoeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas ficaram feridas

Ônibus de linha bate em articulado do BRT em Guaratiba, na Zona Oeste
Ônibus de linha bate em articulado do BRT em Guaratiba, na Zona Oeste -
Rio - Um articulado do BRT e um ônibus de linha bateram, na manhã desta segunda-feira, próximo à Estação Ilha de Guaratiba, no corredor Transoeste, na Zona Oeste do Rio e deixou 18 pessoas feridas. O acidente aconteceu no sentido Recreio dos Bandeirantes, também na Zona Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes do quartel de Guaratiba foram acionados por volta das 7h31 e atuaram no atendimento de vítimas. O SAMU também esteve no local para atender os feridos. 
Segundo a concessionária, uma das vítimas foi liberada no local. As demais foram encaminhadas aos hospitais municipais Loureço Jorge, na Barra da Tijuca; Rocha Faria, em Campo Grande; e Pedro II, em Santa Cruz; todos na Zona Oeste. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os pacientes apresentam quadro de saúde estável.
Em nota, a concessionária informou que o ônibus comum que fazia a linha eventual Santa Cruz x Alvorada, como um dos veículos extra colocados pela Prefeitura do Rio para reforçar o atendimento da população, bateu na parte traseira do articulado, no sentido Alvorada.

Ainda segundo o BRT, a operação segue com desvio no trecho e já foi feito o transbordo dos passageiros. Segundo o Centro de Operações (COR), por conta do acidente, a Avenida Dom João VI está com trânsito lento e com duas faixas interditadas, no sentido Recreio, próximo à estação. Às 10h20, a pista sentido Recreio dos Bandeirantes foi liberada, porém a calha do BRT segue com interdição neste trecho.
O BRT ressaltou que as causas do acidente estão sendo apuradas e a equipe de intervenção exige treinamento e capacitação contínua de motoristas que fazem esse serviço.
Prefeitura do Rio disponibiliza ônibus para serviço do BRT
A prefeitura disponibilizou, a partir desta segunda-feira, 20 ônibus comuns para fazer o trajeto da estação do BRT Pingo D'Água, em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, nos horários de pico. A mudança faz parte do novo projeto operacional do BRT.
As estações Magarça e Mato Alto, no mesmo corredor, também receberão novos ônibus o que totaliza 90 ônibus extras na operação Transoeste.
Os novos ônibus farão o percurso sem paradas nas outras estações, nos horários de pico, das 5h às 8h, no sentido Alvorada e na volta para a casa das 16h às 20h, a partir da plataforma C, de onde também saem os ônibus para Santa Cruz.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é de que até setembro, a previsão é de que 46 estações sejam reabertas, com o aumento gradativo de articulados em operação, chegando a 241 no total.