Prefeitura do Rio não renova com OS e funcionários do Hospital Albert Schweitzer recebem aviso prévio

A unidade vem enfrentando escassez de medicamentos há mais de dois meses

Filha de paciente denúncia situação precária no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo
Filha de paciente denúncia situação precária no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo -
Rio - Profissionais de saúde do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste do Rio, relatam que além de falta de sedativos, que os obriga a amarrar pacientes acordados na cama para intubação, eles ainda receberam uma mensagem informando que 90% dos funcionários seriam dispensados. De acordo com um funcionário da unidade, que preferiu não se identificar, a situação é crítica dentro e fora do CTI.
Segundo informações obtidas pelo DIA, a organização social (OS) Cruz Vermelha do Brasil enviou uma mensagem, por meio de um aplicativo de mensagem, para informar os funcionários que o contrato com a Prefeitura do Rio não foi renovado e por isso é preciso iniciar os trâmites de desligamento.

O atual contrato com a de gestão do hospital se encerra no dia 29 abril e ainda não foi iniciado nenhum processo de renovação. Na mensagem, enviada por um dos diretores da unidade, os funcionários são informados que estão de aviso prévio desde a quarta-feira (14) por determinação do presidente da Cruz Vermelha do Brasil.

"Como sempre foi meu perfil enquanto diretor dessa unidade, informo aos senhores que a unidade inteira entrará de aviso prévio a partir da data de hoje. Por determinação do presidente da CVB. Reforço que isso é uma rotina da CLT por ainda não temos resposta da SMS quanto ao que será definido. Estou escrevendo para manter a transparência com todos e pedir que estejamos com nosso compromisso junto aos pacientes. João Paulo."
Hospital Albert Schweitzer envia mensagem para funcionários sobre aviso prévio - Divulgação
Hospital Albert Schweitzer envia mensagem para funcionários sobre aviso prévioDivulgação


O funcionário que fez a denúncia relatou que 90% dos funcionários estão sendo convocados para assinar o aviso prévio. "Somente os terceirizados ainda não foram convocados, que são as equipes de tomografia e cozinha. Mas até eles serão desligados futuramente se a Prefeitura do Rio contratar outra OS", contou.
Documento de aviso prévio - Hospital Albert Schweitzer - Divulgação
Documento de aviso prévio - Hospital Albert SchweitzerDivulgação


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está analisando se será renovado ou se haverá substituição da organização social contratada. "Em razão disso, a atual gestora, a Cruz Vermelha Brasileira, iniciou o processo de desligamento dos funcionários que, se houver renovação do contrato, será devidamente cancelado. Em caso de contratação de outra instituição, os profissionais poderão ser aproveitados pela nova gestora."

Pacientes intubados sofrem com a falta de sedativos desde o começo de abril

De acordo com um técnico de enfermagem do Hospital Albert Schweitzer, no começo de março a falta de sedativos já era uma realidade na unidade, no entanto, foi no início de abril que a situação ficou ainda mais complicada. “Antes tínhamos alguns pacientes sendo submetidos ao processo sem sedação, agora são todos os pacientes sendo amarrados nas camas por falta de medicamentos”, disse o técnico de enfermagem.


'A situação é trágica', diz Sindsprev do Rio

Segundo Cristiane Gerardo, dirigente regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social no Estado do Rio (Sindsprev/RJ), as unidades que o sindicato mais recebe denúncias são no Hospital Pedro Ernesto, em Realengo, e no Hospital Municipal Pedro II, no Santo Cristo.

"São os dois hospitais que a gente está recebendo denúncias que está uma tragédia lá. Recebemos registros de pacientes sem sedação, recebendo outros medicamentos e amarrados lúcidos. O Hospital Federal Cardoso Fontes é o que está em uma situação melhor em relação a ter estoque para medicamentos", disse Cristiane Gerardo.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes
Hospital Albert Schweitzer envia mensagem para funcionários sobre aviso prévio
Hospital Albert Schweitzer envia mensagem para funcionários sobre aviso prévio Divulgação
Documento de aviso prévio - Hospital Albert Schweitzer
Documento de aviso prévio - Hospital Albert Schweitzer Divulgação