Mais Lidas

Grávidas com comorbidades poderão se vacinar contra covid-19 nesta semana

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, destacou que a medida foi uma recomendação do Ministério da Saúde

As grávidas são as mais afetadas pelo estresse na pandemia da covid-19
As grávidas são as mais afetadas pelo estresse na pandemia da covid-19 -
Rio - Mulheres grávidas com comorbidades, de qualquer idade, devem procurar os polos de vacinação mais próximos para se vacinar contra covid-19 a partir dessa semana, na cidade do Rio. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, destacou que a medida foi uma recomendação do Ministério da Saúde.
"Foi uma recomendação do Ministério da Saúde, para que a gente libere a vacinação para grávidas com comorbidades, com indicação médica. O médico deve avaliar o risco benefício da vacinação. Todas as unidades básicas estão orientadas a vacinar grávidas com comorbidades, com indicação médica por escrito, a partir de hoje (20). Mas ela [imunização de gestantes] se estende por toda a campanha de vacinação da covid-19", explicou o secretário.
Nesta segunda-feira (20), também foi anunciada a vacinação de pessoas com comorbidades, na presença de laudo médico comprovando a doença ou as três últimas receitas dos remédios controlados. Além disso, esse grupo deve levar um documento de identificação com foto. Os atestados deverão ter um código QR ou apresentar a assinatura do médico responsável pelo paciente. Pessoas com diabetes, doenças pulmonares graves e problemas cardíacos terão prioridade na vacinação, no entanto, esses problemas de saúde não são os únicos considerados pelo esquema de imunização. Confira aqui a lista divulgada pela Prefeitura do Rio. 
Todos os postos de vacinação do Rio funcionam das 8h às 17h. Clique aqui para saber o posto de vacinação mais próximo no site da prefeitura.