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Hospital Pedro II, em Santa Cruz, fica sem luz durante a manhã

Pico de energia causou apagão na manhã deste sábado. Bebês foram transferidos

Na foto, o Hospital Pedro Segundo, em Santa Cruz.
Na foto, o Hospital Pedro Segundo, em Santa Cruz. -
Rio - Uma falha no equipamento de energia elétrica deixou o Hospital Municipal Pedro II às escuras por pelo menos quatro horas na manhã deste sábado. Corredores e o setor de enfermaria ficaram apagados durante o momento do blecaute, que durou de 7h40 às 11h50. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não houve risco aos pacientes, apesar do susto, porque as baterias dos equipamentos funcionaram adequadamente.
Três bebês recém-nascidos na UTI neonatal foram transferidos para hospitais municipais, dois para o Albert Schweitzer e um para o Rocha Faria. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve uma falha na rede de energia do complexo, causando queda de luz às 7h50. "Equipes de manutenção do próprio hospital, da Ligth e da RIOLUZ foram acionadas e a energia foi restabelecida por volta de 11h. O circuito danificado era dentro do próprio hospital, após o conjunto de geradores, que por isso não foram acionados", informou a pasta, em nota.
"É importante deixar claro que equipamentos essenciais à vida, como respiradores, contam com bateria própria que duram de seis a 24 horas, o que garante o funcionamento e a assistência aos pacientes", completou.

Segundo o Censo Hospitalar Público da prefeitura, o Hospital Pedro II tem atualmente 261 leitos ocupados, 29 livres e não cedidos, entre enfermarias e UTIs. Vagas para a Covid-19 são 61. A taxa de ocupação operacional da unidade está em 84%.
Em nota, a Light afirmou que "não houve qualquer interrupção de fornecimento de energia para o hospital, nem para seus arredores", e explicou as duas linhas de distribuição, principal e reserva, estão funcionando adequadamente. Confira a nota:
"O fornecimento de energia para o hospital é feito por meio de duas linhas de distribuição, uma principal e uma reserva, para caso de ocorrência na linha prioritária. Ambas as linhas estão funcionando normalmente e à disposição do hospital.
Técnicos da Light, que se dirigiram ao hospital, foram informados pelos responsáveis pela manutenção da instituição que constatou-se defeito nas instalações elétricas internas. Esta ocorrência, assim como o seu reparo, é de responsabilidade do cliente. Mesmo assim, equipes da Light permaneceram no local para ajudar os técnicos do hospital nos reparos, que já está com o serviço normalizado".