Mais Lidas

Artesãos comemoram

Com liberação para feiras de arte funcionarem, empreendedores respiram aliviados

Decreto da Prefeitura do Rio permite o retorno das feiras de artesanato a partir deste sábado
Decreto da Prefeitura do Rio permite o retorno das feiras de artesanato a partir deste sábado -

Com o decreto da prefeitura que autorizou o funcionamento das feiras de artesanato, ontem foi dia de retomada de atividades em vários pontos tradicionais da cidades. Na feirarte da Praça Saens Peña, na Tijuca, o sentimento era de alívio entre os pequenos empreendedores. Mas o município exige o respeito ao distanciamento social, para evitar a disseminação da Covid-19. 

A artesã Cátia Mendonça, de 41 anos, comemorou muito. "Quando soube que a feira iria voltar no sábado (ontem), eu não perdi tempo, vim logo, porque o que entrar (de dinheiro) já vai ajudar. As contas não param de chegar", contou, acrescentando que depende da feira para pagar as despesas.

Apesar de mantida a proibição de permanecer nas areias das praias nos fins de semana e feriados, mais uma vez várias pessoas voltaram a desrespeitar as medidas restritivas. Pela manhã, as praias da Zona Sul ficaram cheias. Conforme o novo decreto, anunciado na sexta-feira, praias, banho de mar, parques e cachoeiras estão liberados em dias úteis.

Em 14 dias de fiscalização das medidas de restrição, o governo municipal registrou 21.223 autuações - entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. No período, os agentes multaram 939 bares, restaurantes e ambulantes e fecharam 195 estabelecimentos.

Com o dia de vacinação, ontem, a prefeitura concluiu a vacinação de idosos, com a repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 92,6% dos idosos já foram vacinados. O fim do calendário não significa, no entanto, que quem não tomou a vacina no período destinado não possa mais ser imunizado.

 

Comentários