Mais Lidas

Cidade do Rio começa vacinar pessoas com deficiência contra covid-19

A nova fase da campanha da Prefeitura do Rio inicia na segunda-feira com mulheres de 59 anos, mas idosos que ainda não se vacinaram podem procurar as unidades de saúde

Ligia Cristina foi uma das primeiras pessoas com deficiência a ser vacinada na nova fase da campanha de vacinação contra covid-19 da Prefeitura do Rio
Ligia Cristina foi uma das primeiras pessoas com deficiência a ser vacinada na nova fase da campanha de vacinação contra covid-19 da Prefeitura do Rio -
Rio - Começou neste domingo a vacinação contra covid-19 para pessoas com deficiência. O ato simbólico de início da nova fase foi realizado às 8h, no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) do Mato Alto, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A Prefeitura do Rio ainda anunciou que cinco novos pontos de vacinação começarão a funcionar a partir de segunda-feira.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, garantiu que não faltará acessibilidade no atendimento dos grupos prioritários que buscam pelo imunizante.

"Essa etapa nova que se inicia é muito importante, porque é um grupo bem específico e necessário. A gente, junto com a secretaria de saúde, criou todo um material acessível com libras, narração, audiodescrição, legendas, tudo para que a gente possa capacitar os profissionais de saúde que vão estar nos postos, e para as pessoas com deficiência quando chegarem nos postos terem um atendimento acessível", disse Helena.

Uma das primeiras escolhidas do grupo prioritário foi Ligia Cristina Pinheiro Brito, de 59 anos. Moradora de Santa Cruz, na Zona Oeste, ele foi levada pela filha e pelo companheiro para tomar a primeira dose. Era visível sua alegria: "não dou nada", comemorou.

Michele Pinheiro Brito também ficou feliz em ver que a mãe foi imunizada e contou que ela estava ansiosa por esse momento.
"Ficamos muito feliz que ela foi selecionada a vir aqui para receber essa dose, é muito importante, ainda mais no caso dela que é especial. Hoje a gente concretizou uma fase, mas ainda tem a segunda para a gente passar. Ela estava muito ansiosa por esse dia, mesmo sendo medrosa, disse que não doeu e agradeceu", declarou.

Os novos pontos de vacinação serão nos CMRPD do Mato Alto, Irajá e Santa Cruz, no Centro Integrado de Atenção à pessoa com Deficiência (CIAD), no Centro do Rio, e na Universidade Castelo Branco, em Realengo. A campanha será feita nesses locais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O objetivo é facilitar o acesso dos grupos prioritários incluídos no calendário de vacinação.

Idosos que ainda não se vacinaram ainda podem buscar pelo imunizante

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que o Rio foi uma das primeiras capitais a encerrar a campanha de imunização dos idosos, e fez um apelo para que aqueles que ainda não tomaram a primeira dose procure qualquer ponto de vacinação mais próximo.

"A partir de hoje, qualquer idoso com mais de 60 anos pode ir se vacinar a qualquer momento nas unidades de saúde do Rio. Se você conhece algum idoso que ainda não se vacinou, recomende ele a procurar uma unidade imediatamente para tomar a vacina", pediu o secretário.

Soranz ainda esclareceu que a partir de segunda-feira, a Prefeitura do Rio começa a vacinar também pessoas com comorbidades, além das pessoas com deficiência. A campanha agora começará  pelas mulheres de 59 anos e na terça-feira será a vez dos homens de 59. "E assim por diante seguirá o calendário, ao longo do próximo mês todo", falou. 
Confira o endereço dos novos pontos de vacinação:
- CMRPD de Irajá: Avenida Monsenhor Felix, 512, Irajá
- CMRPD do Mato Alto: Rua Candido Benício, 2.973, Praça Seca, Jacarepaguá
- CMRPD de Santa Cruz: Avenida Felipe Cardoso, s/nº, Santa Cruz
- CIAD ( (Centro Integrado de Atenção à pessoa com Deficiência): Avenida Presidente Vargas, 1.997, Centro
- Universidade Castelo Branco: Avenida de Santa Cruz, 1.631, Realengo