Mais Lidas

Prefeitura do Rio inicia vacinação de grupos prioritários em nova fase da campanha contra a covid-19

A previsão é de que 630 mil pessoas sejam imunizadas nesta nova fase; confira qual público será incluído nesta etapa da campanha de imunização

Geral - Inauguraçao de mais um posto de vacinaçao contra Covid-19, na Clinica da Familia, Estacio de Sa, no Rio Comprido, zona norte do Rio. Na foto, o secretario municipal de saude, Daniel Soranz, prepara e vacina funcionarias da Comlurb.
Geral - Inauguraçao de mais um posto de vacinaçao contra Covid-19, na Clinica da Familia, Estacio de Sa, no Rio Comprido, zona norte do Rio. Na foto, o secretario municipal de saude, Daniel Soranz, prepara e vacina funcionarias da Comlurb. -
Rio - A prefeitura do Rio iniciou na manhã desta segunda (26) a nova fase da vacinação contra a covid-19. A campanha continuará seguindo a lógica de escalonamento por idade de forma decrescente, com a distribuição de doses destinadas aos grupos considerados prioritários e cada segmento possui regras específicas, sendo necessário levar documentos conforme orientação da prefeitura para cada perfil.

Os grupos prioritários que serão contemplados por classificação de saúde são: portadores de deficiência; pessoas com comorbidades e idosos em geral que faltaram à vacinação.

Também serão incluídos os grupos a partir das categorias profissionais, que são: funcionários da limpeza urbana; da saúde; da educação no setor público e privado; da segurança e salvamento; rodoviários e os que atuam no transporte escolar.

Para iniciar a nova etapa, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, compareceu nesta manhã à inauguração de um posto de vacinação contra a covid-19 na Clínica da Família Estácio de Sá, no Rio Comprido, na região central da cidade, e acompanhou a distribuição de doses para profissionais da Comlurb.

No evento, o secretário mencionou que a expectativa para esta nova fase é que 630 mil pessoas sejam imunizadas. Soranz também destacou que idosos que não comparecem à vacinação na data prevista podem retornar a qualquer posto de distribuição de doses para receber a vacina contra a covid-19, e em caso de não comparecimento, será feito uma busca ativa para a identificação desse público.

“Finalizamos os grupos de idosos no sábado (24), mas a partir de hoje, os que não foram vacinados podem receber a dose no Rio, é uma repescagem permanente. Precisamos identificar pessoas com mais de 60 anos que não se vacinaram”, afirmou.

Quem recebeu a dose da vacina nesta manhã foi Maria das Dores Medeiros, que tem 58 anos e trabalha como gari na cidade. Ela disse que se sentiu mais segura após receber o imunizante.

“Estou contente, estava ansiosa para tomar a vacina e agora me sinto protegida, pois já tenho uma certa idade. Eu trabalho na rua varrendo, entro em contato com muitas coisas, então agora me sinto mais segura”, disse.

Outra pessoa que recebeu a primeira dose foi a doméstica Antônia Maria da Silva Pereira, de 59 anos. Ela tem problema de diabetes e disse que estava ansiosa para tomar a vacina.

“Há cinco anos que fiquei diabética, mas sempre controlada. Eu estava ansiosa para tomar esta vacina e agora estou muito feliz por ter conseguido, mas vou continuar mantendo os cuidados com a máscara e o álcool em gel”, afirmou.