Mais Lidas

Em cerimônia de posse, Cláudio Castro faz o primeiro discurso como governador do Rio

Na cerimônia, o sucessor de Wilson Witzel fez convocação por pacto pelo Rio, defendeu a vacina para o combate à pandemia da covid-19 e a retomada dos empregos

Cerimônia de posse de Cláudio Castro no Rio de Janeiro.
Cerimônia de posse de Cláudio Castro no Rio de Janeiro. -
Rio - "Acredito na vacina para vencermos essa pandemia. Nosso compromisso é com a defesa da vida", defendeu Cláudio Castro, no seu primeiro discurso como governador do Rio, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que o empossou no cargo, neste sábado, Dia do Trabalhador. Marcada para 10h, a solenidade começou com mais de uma hora de atraso e contou com a participação de autoridades e prefeitos. A passagem oficial do cargo acontece um dia após definição do impeachment contra seu ex-aliado, Wilson Witzel.

Antes de iniciar seu discurso, Castro pediu um minuto de silêncio em homenagem as mais de 43 mil mortes em decorrência da covid-19 em todo o estado.

Galeria de Fotos

Cláudio Castro discursa em cerimônia de posse na Alerj. Divulgação
Cerimônia de posse na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). Divulgação
Cerimônia de posse de Cláudio Castro no Rio de Janeiro. Divulgação
Cerimônia de posse no Rio de Janeiro. Divulgação


Castro também dedicou a fala a sua mulher, Aline Castro, e aos filhos Pedro e Lucas. "Nada seria possível sem a sua presença ao meu lado", disse o governador.

"Iniciamos hoje um novo tempo na história do Rio de Janeiro. Um tempo, com certeza, de reconstrução. Tenho a dimensão do quanto é difícil para o povo acreditar nessa mudança, mas precisamos avançar. Olhar para frente. Não podemos perder a esperança. E se tem uma coisa que aprendemos nesse tempo de pandemia é a força de acreditar, de não perder a fé e de lutar. Foram mais de 43 mil vidas perdidas para covid-19, uma dor que nos consome. Me solidarizo com cada família que perdeu uma pessoa amada para essa terrível doença", declarou Castro.

Em seu discurso, Castro também mencionou a necessidade da união dos poderes no estado.

"O momento é de reconstrução, de firmarmos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome. Pela vida da população que exige um poder sólido, sustentado e de direito. Um governo que invista na educação do nosso jovem e trabalhe em conjunto com os poderes" disse.

Com a posse, Castro permanece à frente do governo do governo até o fim do mandado e pode tentar a reeleição em 2022. Castro já atuava como governador em exercício desde o afastamento de Witzel, em agosto de 2020.
Ceciliano defende união de poderes para recuperar o estado

A cerimônia de posse na Alerj teve aglomeração de convidados ávidos para cumprimentar o governador agora efetivo. Iniciado com mais de uma hora de atraso, o evento foi conduzido pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). 

Ceciliano lembrou que Castro assume efetivamente o governo num momento em que o Estado enfrenta recorde de mortos pela pandemia, desemprego elevado e dificuldades na área de segurança pública.

"Essa situação, governador, só mudará se tiver a união de todos, todos nós", discursou Ceciliano, que defendeu ainda uma aproximação do governo estadual com o federal para obter melhores condições de auxílio à economia do Estado.

Ceciliano disse que "divergências são absolutamente normais na vida, tanto pública quanto privada", mas que na casa legislativa estadual os interesses da população são sempre prioritários.

Em seguida, Castro prestou o juramento constitucional e assinou o termo de posse. O governador tirou a máscara de proteção para seu discurso e pediu novo minuto de silêncio às vítimas da covid-19 no Estado e afirmou acreditar na vacina como solução para a pandemia. "Passamos pela primeira onda, pela segunda e estamos neste momento atravessando uma terceira", discursou Castro.

Entre os que acompanharam a cerimônia de posse, estavam secretários de governo, integrantes do judiciário, deputados estaduais e federais.
Castro assume efetivamente o governo no dia seguinte ao leilão de privatização de parte dos serviços de saneamento do Estado do Rio, processo que foi marcado por uma disputa entre o governo e parlamentares estaduais.

"A semana que passou foi marcada por divergências, hoje, faz parte do passado", garantiu Castro, dirigindo-se aos deputados.

O impeachment de Witzel foi confirmado nesta sexta-feira, 30, pelo Tribunal Misto que analisava o processo, por dez votos a zero. Acusado de corrupção na Saúde durante a pandemia de covid-19, ele já estava afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Diante da enorme responsabilidade de conduzir o Estado nesse período tão difícil, o governador Cláudio Castro recebe a decisão do Tribunal Especial Misto sobre o processo de impeachment. Mais do que nunca, Castro manterá sua premissa histórica do diálogo para superar os desafios de pacificar o Rio de Janeiro e unir esforços no enfrentamento à covid-19, à fome, à pobreza e pela geração de empregos", manifestou-se, em nota, o governo de Castro sobre a aprovação do impeachment, o primeiro contra um governador no País.

Depois de passar por uma comissão especial e pelo plenário da Alerj, o processo contra Witzel chegou ao Tribunal Misto. Presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, o colegiado foi composto pelos desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch e Inês da Trindade Chaves de Mello.
* Com informações do Estadão Conteúdo