Mais Lidas

Soranz afirma que atraso máximo na aplicação da segunda dose de CoronaVac será de 10 dias

Segundo o secretário municipal de Saúde, a capital do Rio não recebe doses de CoronaVac em quantidade há três semanas

Rio tem novo calendário para aplicação de 2ª dose de CoronaVac
Rio tem novo calendário para aplicação de 2ª dose de CoronaVac -
Rio - O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, informou que o atraso máximo na aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac será de 10 dias e ressaltou que o atraso não irá comprometer a imunização de quem já foi vacinado. "A gente chegou a ter 320 mil doses reservadas, mas a queda da produção do Butantan foi muito intensa. Não era possível continuar o calendário. A gente vai ter um atraso máximo de 10 dias para algumas pessoas, e para a maioria das pessoas será de apenas 5 dias", informou em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
Soranz também lamentou o atraso no calendário e informou que a mudança foi necessária por conta de um problema no planejamento do Ministério da Saúde.
"Assim que a gente receber as vacinas do Instituto Butantan, a gente, de novo, acelera e aplica as vacinas da segunda dose. Quem já tomou a primeira dose, esse atraso de poucos dias não vai atrapalhar em nada nessa imunização. A gente lamenta ter acontecido, isso aconteceu na grande maioria das capitais por um problema de planejamento do Ministério da Saúde e um problema de produção do Instituto Butantan".
A Prefeitura do Rio divulgou, no domingo (2), um novo calendário para a aplicação da segunda dose da CoronaVac. A imunização será em datas espaçadas. Nesta segunda-feira (3) é a vez de idosos com 70 anos ou mais de idade. A prefeitura reforçou, ainda, que a segunda dose da CoronaVac "só será aplicada no período da manhã".
Prefeitura do Rio anuncia novo calendário para aplicação da 2ª dose de CoronaVac - Divulgação / Prefeitura do Rio
Prefeitura do Rio anuncia novo calendário para aplicação da 2ª dose de CoronaVacDivulgação / Prefeitura do Rio
A partir desta segunda-feira, idosos acamados ou com mais de 70 anos, que ainda não tenham tomado a segunda dose da CoronaVac, já poderão recebê-la. Na terça (04/05), é a vez dos idosos com 67 anos ou mais. No sábado (08/05), idosos com 66 anos receberão a segunda aplicação do imunizante. Na quinta-feira seguinte (13/05), idosos com 64 e 65 anos receberão a segunda dose da CoronaVac; enquanto aqueles com 61, 62 e 63 anos terão a vacinação completa na segunda-feira, (17/05).
As demais pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac entre 5 e 9 de abril devem comparecer aos postos 10 dias após a data marcada para a 2ª dose em seus comprovantes. Já quem recebeu a primeira aplicação entre 10 e 17 de abril deve comparecer aos postos no dia 17 de maio.
Para quem tomou a primeira dose da CoronaVac após 17 de abril não haverá adiamento na aplicação da segunda dose.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que das 150 mil doses de CoronaVac esperadas para serem entregues pelo Ministério da Saúde, somente 17 mil chegaram ao município. Por conta disso, a SMS teve que adiar a aplicação da segunda dose do imunizante por 10 dias.

A vacinação de primeira e segunda doses com a vacina AstraZeneca segue conforme o calendário divulgado pela prefeitura.
O secretário também ressaltou que é necessário manter os cuidados, mesmo para quem já está vacinado. "Até finalizar todo o processo de vacinação, 14 dias após a segunda dose, você deve usar máscara, se proteger, porque você não está imune ainda a covid-19. Então essas pessoas que vão ter um atraso de 5 dias, e esse grupo de 10 dias, vão estar 10 dias a mais suscetíveis a doença, mas isso não atrapalha o processo de imunização". 
Rio tem novo calendário para aplicação de 2ª dose de CoronaVac Prefeitura Niterói/Bruno Eduardo Alves
Prefeitura do Rio anuncia novo calendário para aplicação da 2ª dose de CoronaVac Divulgação / Prefeitura do Rio