Mais Lidas

Filas e aglomerações marcaram a vacinação da segunda dose contra a covid-19 em Duque de Caxias

Segundo a prefeitura, o problema teria sido provocado devido ao comparecimento de pessoas que não atendiam aos critérios para receber a segunda aplicação do imunizante

Com tantas aglomerações ontem de manhã na cidade, ficou muito difícil dizer 'xô, coronavírus!'
Com tantas aglomerações ontem de manhã na cidade, ficou muito difícil dizer 'xô, coronavírus!' -
Rio - A população de Duque de Caxias enfrentou dificuldades na manhã desta quarta-feira (12) para ter acesso à vacinação contra a covid-19. A prefeitura ofereceu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca e a segunda dose da CoronaVac em pontos diferentes da região. Quem precisou receber a segunda aplicação do imunizante também ficou exposto à aglomeração e enfrentou fila no ponto de distribuição da cidade. 

A campanha no município dividiu o público em dois segmentos: pessoas com comorbidades a partir de 45 anos foram convocadas para comparecer na Praça Jardim Gramacho para tomar a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca; e quem recebeu a primeira aplicação da CoronaVac no dia 27 de março ou antes também poderia ter acesso à segunda imunização no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias.

Marta Souza foi uma das pessoas expostas à aglomeração na busca pela segunda dose da vacina. Ela aguarda sua vez para receber a segunda aplicação da CoronaVac, que está em falta em dez municípios da Região Metropolitana. A idosa mencionou já ter comparecido na segunda-feira (10) para tentar receber o imunizante, sem sucesso.

“Estou na fila desde às 6h da manhã para tomar a segunda dose da CoronaVac e está uma confusão aqui. Muitas pessoas falam que não tem mais a vacina, outras que ainda estão oferecendo, mas vou permanecer aqui porque acredito que tenha sim. Essa é a segunda vez que estou aqui. Na segunda eu compareci para tomar o imunizante e não consegui, desta vez espero ser vacinada”, afirmou.

Em nota, a prefeitura de Duque de Caxias afirmou que as filas foram provocadas devido ao comparecimento de pessoas que não cumpriam os critérios para receber o imunizante. Ainda em nota, o município mencionou possuir um estoque limitado para a vacinação com a segunda dose e que a oferta do imunizante é inferior à procura por parte da população.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Duque de Caxias informa que na manhã desta quarta-feira (12), foi feita a vacinação com a segunda dose de Coronavac para aqueles que receberam a primeira dose no dia 27/03 ou data anterior.

Essa convocação foi feita para o CMSDC – Centro Municipal de Saúde (Centro – DC), sendo disponibilizado um quantitativo, mesmo que limitado de doses, para alcançar este grupo que aguarda a mais tempo pela segunda dose.

A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias esclarece que muitos que estiveram esta manhã no CMSDC não cumpriam os critérios para receber a vacina hoje, o que refletiu na grande demanda, sendo os mesmos orientados e dispensados das filas por agentes municipais.

Vale destacar que a vacinação de segunda dose de Coronavac depende do quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao município e que esse quantitativo tem sido menor do que a demanda de procura, e que esse não é um problema só do município de Duque de Caxias, mas de todo o Brasil.

A prefeitura destaca ainda que nos dois pontos de vacinação montados nos bairros Gramacho e Pantanal, para a aplicação da primeira dose de Astrazeneca (para pessoas com comorbidades e acima de 45 anos), a vacinação transcorreu dentro da normalidade.

A Prefeitura reforça ainda o seu compromisso em priorizar a segurança e ordem nos pontos de vacinação e que para isso conta com dezenas de colaboradores e servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia (Fundec), Secretaria Municipal de Educação (SME), Endemias, Guarda Municipal e Defesa Civil, que têm a função de chegar antes do início da vacinação, orientando e organizando as filas.