Mais Lidas

Cineasta Maurice Capovilla morre, aos 85 anos, no Rio

Capô foi diagnosticado com Alzheimer há 5 anos atrás e morreu em casa. Corpo do cineasta vai ser cremado, neste domingo (30), no Crematório da Penitência, no Caju, na Zona Portuária

Maurice Capovilla morreu aos 85 anos
Maurice Capovilla morreu aos 85 anos -
Rio - O cineasta, roteirista, ator e produtor Maurice Capovilla morreu, no último sábado (29), em casa, no Rio, aos 85 anos. A causa da morte do cineasta ainda não foi divulgada. Capô, como era chamado, estava acamado e foi diagnosticado com Alzheimer há cinco anos. Segundo a esposa de Capô, Marília Alvim, o corpo do cineasta será cremado, neste domingo (30), no Crematório da Penitência, no Caju, na Zona Portuária. O velório será a partir das 15h, quando está prevista a chegada do corpo à Capela 5.
Capô começou a carreira nos anos 1960, com a direção do curta-metragem "União", de 1962. Depois, dirigiu filmes como "Subterrâneos do Futebol" (1965), "Bebel, Garota Propaganda" (1968), "O Jogo da vida" (1977) e "O Profeta da Fome" (1970), protagonizado pelo ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morto em 2020. Nos anos 1970, dirigiu as séries Globo Shell e o programa Globo Repórter, da TV Globo. Nos anos 1980, foi diretor de núcleo da Rede Bandeirantes. Em 2014, o cineasta apresentou seu último filme "Nervos de Aço", no 24º Cine Ceará. 
O cineasta nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, em 1936. "Hoje Capô foi dançar no infinito", escreveu a esposa de Maurice Capovilla nas redes sociais. 
"Maurice Capovilla nos deixou hoje (sábado). Sempre vou te amar e te admirar por tudo que você nos ensinou sobre a vida meu querido cunhado. Muita força Marilia Alvim", publicou a cunhada do cineasta no Facebook, Heloisa Alvim.
Capô deixa quatro filhos, sendo Lia, Matias e Adriana do primeiro casamento, e Mayra do segundo casamento.