Mais Lidas

Matemática lança livros sobre o universo divertido e apaixonante dos números

Márcia Martins produz quatro novos livros em isolamento social, totalizando bibliografia de dez títulos, em que apresenta o cálculo e a lógica de maneira fascinante

Hoje aposentada e dedicando-se à produção literária, a mestre em Matemática da UFF já foi presidente do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC) e coordenadora de concursos do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec) e da Fundação João Goulart, além de professora do Instituto Militar de Engenharia (IME)
Hoje aposentada e dedicando-se à produção literária, a mestre em Matemática da UFF já foi presidente do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC) e coordenadora de concursos do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec) e da Fundação João Goulart, além de professora do Instituto Militar de Engenharia (IME) -
Em meio ao caos instaurado pela pandemia do coronavírus, Márcia Martins mergulhou fundo em seu universo particular de números e letras para produzir quatro novos livros durante o isolamento social. Os temas giram em torno da linha de abordagem que se tornou sua marca registrada: a transformação da matemática em literatura de uma forma tão divertida, atraente e universal que se faz também didática. A paixão pela área profissional se manifesta a cada linha escrita pela autora, que dedicou décadas da vida ao magistério no Instituto de Matemática e Estatística da UFF e agora mostra sua veia literária em uma rica bibliografia que agora totalizam dez títulos. Todos os lançamentos estão em fase de impressão e serão disponibilizados no mercado ainda este ano.
Um deles é a versão atualizada de “Lógica: uma abordagem introdutória” (Editora Ciência Moderna). Mais do que uma segunda edição, a obra ganhou novidades no conteúdo. Mais claro e coeso, segundo Márcia, o livro também apresenta agora as soluções comentadas de grande parte dos exercícios propostos. "Acredito ser essencial ao leitor iniciante uma apresentação recheada de exemplos e exercícios resolvidos. Penso que o X da questão para um bom aprendizado seja a possibilidade de contar com textos claros e estimulantes. Motivada por esses fatores é que decidi lapidar a 1ª edição. As atividades estimulam o leitor a se debruçar sobre os tópicos abordados, sem, contudo, ser enfadonha", explica. 
Em "Matemática e diversão" (Editora Sulina), a professora e escritora se inspirou numa série de reportagens de um matemático da Universidade de Oxford para a BBC de Londres para tomar a iniciativa de, enfim, sistematizar todo o material que armazena em 32 anos de docência. Voltada para estudantes dos ensino fundamental II e médio, a publicação aborda os conceitos matemáticos em uma linguagem mais fácil inclusive para leitores pouco escolarizados, mostrando como os números podem ser interessantes e divertidos.
Já em "Matemática – Teoria e exercícios resolvidos" (Editora Ciência Moderna), a escritora oferece uma alternativa de aprendizado às pessoas que pretendem aprofundar o conhecimento na área das Ciências Exatas, seja para conclusão do Ensino Médio ou para para prestar concurso público. O livro é coescrito por mais três autores e apresenta cada noção através de definições, ilustrações, exemplos, exercícios e questões com as respectivas soluções, apurando a habilidade do leitor no entendimento de expressões e equações algébricas, trigonometria, funções exponenciais e logarítmicas, análise combinatória, matrizes e determinantes, geometria analítica, estatística, probabilidades, matemática financeira e lógica.
"O entusiasmo desperta no ser humano uma capacidade de vencer obstáculos e ir além do que ele próprio imagina ser possível. Quanto mais aprendemos temas e visões diferentes, mais alimentamos o banco de dados da nossa vida, que se cruzam e promovem mais conhecimentos que podem nos abastecer de ferramentas para lidarmos com as situações que se apresentam no cotidiano", acredita ela. "Assim é com a matemática: não é uma coisa estranha e estapafúrdia que se coloca em nosso caminho para nos aborrecer nos bancos escolares ou nas universidades. Amar ou odiar é uma questão de percepção e decisão".
O quarto e mais recente livro a ir para a gráfica chama-se "Frutos da Universidade” (Editora Kazuá) e tem um perfil mais pessoal e diferente das demais narrativas. Trata-se de um romance cujos protagonistas são dois professores universitários com 70 anos de idade e casados há mais de 45 anos - uma história de personagens fictícios livremente inspirada na sua própria experiência conjugal. Ou seja, um inédito e desafiador exercício literário para esta já bem-sucedida escritora. "Descobri que escrever é uma excelente terapia. Vencer o desafio do papel em branco me encanta. O ato de criar estimula a mente. Quanto à Matemática, adoro buscar variadas maneiras de apresentar conteúdos de modo prazeroso. Sou professora e sempre quis realizar esse oficio”, diz a escritora.
Hoje aposentada e dedicando-se à produção literária, a mestre em Matemática já foi presidente do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC) e coordenadora de concursos do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec) e da Fundação João Goulart, além de professora do Colégio Metropolitano, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Petrobras, em paralelo ao magistério na UFF, que vigorou de 1985 a 2016. Sua produção pode ser encontrada no YouTube, no Facebook, no Twitter e no Instagram.