Mais Lidas

Familiares e amigos lamentam a morte de Vitórya; vídeo mostra ataque

Imagens mostram o homem identificado como Matheus dos Santos esfaqueando a estudante de enfermagem. O caso é tratado como feminicídio

A estudante fez o seu aniversário de 22 anos no último domingo, em 30 de maio. Ela foi vítima de feminicídio e o responsável pelo ataque era um antigo colega de curso
A estudante fez o seu aniversário de 22 anos no último domingo, em 30 de maio. Ela foi vítima de feminicídio e o responsável pelo ataque era um antigo colega de curso -
Rio - Imagens da câmera de segurança mostram o momento em que Vitórya Melissa foi atacada, aproximadamente às 13h03, enquanto ela estava almoçando sozinha em uma mesa. A estudante de enfermagem foi esfaqueada na tarde da quarta-feira (2) em uma praça de alimentação do Plaza Shopping, em Niterói. Nos registros, é possível verificar o homem apontado como Matheus dos Santos se aproximando, em seguida ele fica parado por quase um minuto até ela perceber a presença dele. Durante todo o momento ele deixou a mão direita dentro de uma bolsa preta, em que escondia a faca utilizada para o crime. As imagens são fortes: 
A estudante fez o seu aniversário de 22 anos no último domingo, em 30 de maio. O homem que esfaqueou a menina era um antigo colega do curso técnico de enfermagem, segundo a polícia. A faca usada no crime por Matheus dos Santos, de 21 anos, foi comprada no shopping minutos antes do ataque. Ele nutria um amor não correspondido pela vítima. O caso é tratado como feminicídio, ele foi identificado e preso em flagrante no local. O enterro de Vitórya acontece às 15h30, no cemitério do Maruí, em Niterói.
O que mostram as imagens
O vídeo mostra o momento em que Victórya percebeu a presença dele. Ela parou de comer e prestou atenção ao que ele dizia. Ela respondeu Matheus e em seguida ele se aproximou dela, mantendo a mão direita escondida.
Em um momento, a estudante parou de responder o rapaz e ficou olhando fixamente para frente enquanto ele gesticulava. Eles seguiram conversando e, um minuto depois, Vitórya se levantou da mesa, foi quando recebeu de costas o primeiro golpe da faca que estava na bolsa de Matheus.
A estudante se virou e caiu em seguida, ele seguiu desferindo golpes. O registro da câmera mostra claramente que mais de três investidas foram feitas.
Depois do ataque, Matheus foi contido pelos seguranças do shopping até a chegada da polícia. Algumas pessoas tentaram socorrer Vitórya. Os bombeiros foram acionados às 13h12 e ela chegou a ser levada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), onde já chegou morta, segundo informações da unidade de saúde. Matheus foi preso em flagrante e levado para a 76ªDP. Uma perícia foi realizada no local.
Amigos e familiares lamentam perda e fazem homenagens à Vitórya
Amigos e familiares fizeram homenagens e lamentaram a morte de Vitorya Melissa. Uma familiar publicou nas redes sociais: "Tiraram seus sonhos, minha afilhada vai com Deus, te amava como se fosse minha filha". Uma colega que trabalhava no mesmo estabelecimento não consegue se conformar com a tragédia e pede que seja feita justiça por sua amiga. 
"Não tenho palavras para expressar o ódio que estou sentindo. Quem conhecia a menina Vitórya sabe o quão doce e adorável ela era, estamos todos com o coração partido", disse.
A cafeteria em que ela trabalhava no Plaza Shopping, em Niterói, anunciou que não abrirá as portas e prestou diversas homenagens. Em uma publicação, o estabelecimento deixou sua despedida a menina.
"Como se tira a vida de uma pessoa assim? Há quase 3 anos, Vitória trabalhava conosco. Sempre sorridente, meiga, educada, estudiosa, atenciosa, inteligente, cativante… A equipe está despedaçada, desesperada, traumatizada com tanta crueldade. Ela era muito querida por todos. Da 'tia do banheiro' ao cliente da cafeteria. Com certeza o céu estava precisando da sua doçura. Aqui seguiremos com um pedaço nosso faltando", diz a mensagem.
No último post de Vitórya, ela divulgou uma mensagem reflexiva. "Estamos vivendo ou só correndo?", questionou a estudante na publicação. Na mensagem, ainda está escrito: "Áudios acelerados, leituras, dinâmica, interações curtas, vida acelerada, entregas, tempo curto, ufa, mais um dia se foi". Até a manhã desta quinta-feira (3), a postagem contou com 820 curtidas, 80 compartilhamentos e 768 comentários, a maior parte prestando solidariedade à família.
Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes