Mais Lidas

Rio pela Vida vai distribuir máscaras no terminal Alvorada

Das 100 mil máscaras recebidas para a iniciativa, 30 mil já foram doadas

Máscaras são distribuídas em pontos de grande circulação de pessoas que utilizam transporte público
Máscaras são distribuídas em pontos de grande circulação de pessoas que utilizam transporte público -
Rio - O movimento Rio pela Vida realiza uma ação de distribuição de máscaras de proteção individual nesta sexta-feira (25) no terminal Alvorada do BRT, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A expectativa da campanha é contemplar 15 mil pessoas. A iniciativa vem oferecendo o equipamento em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas que utilizam transporte público, como forma de enfrentamento aos altos níveis de contágio pela covid-19.
A iniciativa já percorreu a estação Arariboia das barcas e Central da SuperVia, mas ainda pretende mobilizar passageiros do metrô e de outras estações de trem. Das 100 mil máscaras que foram doadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pela empresa Merck para esta ação, 30 mil já foram distribuídas. A ação quer ressaltar para a sociedade a importância do uso de máscaras adequadas, em especial entre as pessoas que se expõem diariamente no deslocamento para o trabalho e também para aquelas em que atividades demandam maior contato interpessoal.
Além da distribuição das máscaras, o Rio pela Vida pretende estimular a produção de unidades artesanais seguras. Durante a ação, uma costureira vai confeccionar um protótipo com eficácia previamente comprovada. O protótipo das máscaras Rio pela Vida passou por ensaios em laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), demonstrando eficácia, no que diz respeito à vazão da permeabilidade do ar. O modelo, criado por meio de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contempla três camadas de tecido, além da inserção de elemento filtrante em celulose, como filtro de café.
"Com isso, avançamos para uma campanha de maior alcance, possibilitando o acesso da população às máscaras e organizando a produção de modelos apropriados. A proposta é incentivar a doação de tecidos e recursos para remuneração de costureiras que possam confeccionar essas máscaras. Serão as máscaras Rio Pela Vida”, comenta Valcler Rangel, assessor de Relações Interinstitucionais da Fiocruz. A Fundação é uma das instituições que está à frente da iniciativa.
O uso de máscaras, junto com o distanciamento social, a permanência em ambientes ventilados, a higienização constante das mãos e a aceleração da vacinação, são as medidas mais importantes na prevenção do novo coronavírus. De acordo com a Fiocruz, estudos apontam que utilizar corretamente as máscaras, em pelo menos 80% da população, reduz acentuadamente a transmissão do coronavírus, tendo impacto direto na redução de casos e óbitos.
Ainda segundo a Fundação, as máscaras de tecido são aliadas estratégicas contra a covid-19, mas demandam cautela sobre a sua escolha e utilização, pois precisam promover a barreira para evitar a entrada e a saída do vírus.