Mais Lidas

CPI da Covid: 'Meu partido é o SUS', diz Luis Ricardo Miranda

Servidor do Ministério da Saúde e o deputado Luis Miranda denunciaram possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal

Luis Ricardo Miranda chega na CPI da Covid
Luis Ricardo Miranda chega na CPI da Covid -
Em sua fala inicial na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI), o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Fernandes Miranda. Junto com o irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), eles denunciaram possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal.
"Meu cargo não é indicação política. Não sou filiado a nenhum partido. Meu partido é o SUS. Minha função é trabalhar para que os insumos e vacinas cheguem de maneira mais rápida e possível ao braço dos brasileiros. Realizando todo a parte de importação e desembaraço o mais rápido possível", afirmou o servidor. 
Luis Ricardo Miranda é chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde. Ele relatou ao Ministério Público Federal e à imprensa ter recebido pressões para acelerar o processo de compra da Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech. A negociação está sob suspeita em razão do valor unitário das vacinas, considerado elevado, em torno de R$ 80, e da participação de uma empresa intermediária, a Precisa Medicamentos. Em entrevista ao jornalO Globo, Luis Ricardo disse ter alertado o presidente Jair Bolsonaro sobre as suspeitas. O governo nega qualquer irregularidade.
O requerimento convocando os depoentes foi do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Renan e o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), relataram preocupação com a segurança dos depoentes. Aziz solicitou à Polícia Federal proteção para os irmãos. Em pronunciamento na quarta-feira (23), Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, atacou o deputado e anunciou processo administrativo disciplinar contra o servidor.

"Meu partido é o SUS", diz Luis Ricardo na CPI.

Assista:

Créditos: Reprodução/TV Senado#CPIdaCovid #LuisMiranda #Colete #ODia pic.twitter.com/v66n3hghEb

— Jornal O Dia (@jornalodia) June 25, 2021 ">

Acompanhe a CPI da Covid ao vivo: