Mais Lidas

Mistura tem exceções

Grávidas e outros grupos poderão tomar segunda dose diferente da primeira

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz detalhou ontem uma alteração no esquema vacinal de gestantes e outros grupos específicos na cidade do Rio. Ele lembrou que, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as grávidas só podem ser vacinadas primeiramente com CoronaVac ou Pfizer e, por conta disso, as que tomaram a primeira dose de Astrazeneca podem completar a imunização com a segunda dose da Pfizer

A intercambialidade de imunizantes será feita por gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades e quem teve reação adversa grave à Astrazeneca. Especialistas alertam que a medida não pode ser um precedente para a população geral escolher vacina ou tomar doses de imunizantes diferentes.

Ao todo, 1.800 grávidas estão incluídas no novo plano. No entanto, especialistas alertam que a medida não pode ser um precedente para a população geral escolher vacina ou tomar imunizantes diferentes.

"Esse grupo de gestantes foi muito atingido. A mortalidade materna na cidade do Rio cresceu três vezes comparando com o ano anterior. Então é um grupo que está muito exposto e tem um risco alto de adoecer gravemente ou morrer de Covid-19", explicou o secretário.