Mais Lidas

Professores de SG se preocupam com indefinição de Conselho Municipal

Conselheiros foram nomeados no Diário Oficial do último dia 24, mas Secretaria aguarda que os mesmos validem suas contas junto ao governo federal e o sistema aprove os membros

Sindicato teme que Prefeitura fique impedida de receber verbas federais por descumprimento do prazo de posse dos membros do CACS
Sindicato teme que Prefeitura fique impedida de receber verbas federais por descumprimento do prazo de posse dos membros do CACS -
SÃO GONÇALO - O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) teme que a Prefeitura fique impedida de receber verbas de emendas parlamentares federais devido ao descumprimento de normas referentes aos conselhos municipais. Isso porque, segundo os sindicalistas, pela nova legislação, o Executivo gonçalense tinha até 31 março para eleger os novos representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS), que acompanha e fiscaliza as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas teria perdido o prazo.

Representantes do Sepe e da UniBairros participaram de uma reunião articulada pelo vereador Professor Josemar (PSOL) com a secretária de Educação, Lícia Damasceno, e o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, para buscar explicações e tentar resolver a situação antes que o governo municipal entre no CAUC - o serviço de informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais para transferência de recursos federais que funciona como um “SPC das prefeituras" no Brasil.

“Há um impasse que precisa ser resolvido. Uma coisa é o prazo que a Prefeitura tem para fechar as contas e, dentro disso, o que se pode fazer para ter um processo mais transparente possível para atender as demandas da sociedade civil que vem alertando de que isso iria acontecer há três meses”, colocou o vereador Josemar. “Nós da sociedade civil fizemos nossos processos e indicamos nossos representantes dentro do prazo. Avisamos diversas vezes à Secretaria que isso poderia dar problema no futuro, por isso não se justifica fazer esse processo sem a devida publicidade, o que impede a participação de muitos que gostariam de participar”, disparou Beatriz Lugão, coordenadora geral do Sepe.

De acordo com o Sepe, o prazo mínimo de 48 horas entre o chamamento público e a realização das assembleias on-line não foi o suficiente para que todos os interessados conseguissem se planejar. “Minha escola recebeu um ofício às dez e meia da noite. Mesmo assim, muitos professores e pais de aluno que se escreveram não receberam o link para participar das salas. As coisas não podem ser feitas no atropelo”, reclamou Maria do Nascimento, diretora do Sepe São Gonçalo.
A Secretaria de Educação de São Gonçalo informou que encaminhou a prestação de contas referentes ao Fundeb, mas a mesma precisa ser validada pelo conselho. De acordo com a secretária Licia Damasceno, por uma imposição da legislação federal, foi preciso aprovar uma lei municipal reestruturando o conselho, o que não acontece de imediato. Foi realizada a eleição dos conselheiros, nomeados no Diário Oficial do dia 24 de junho, e a Secretaria agora aguarda que os mesmos validem suas contas junto ao governo federal. A Secretaria diz ainda que já realizou o cadastro dos novos membros junto ao FNDE e aguarda a validação do sistema.