Mais Lidas

São Gonçalo tem saldo positivo de empregos gerados nos últimos 12 meses

Levantamento feito pela Firjan aponta que os municípios do Leste Metropolitano criaram 3.849 postos de trabalho formais de janeiro a maio

Os setores que impulsionaram os melhores resultado no eixo São Gonçalo-Niterói foram a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos e construção civil
Os setores que impulsionaram os melhores resultado no eixo São Gonçalo-Niterói foram a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos e construção civil -
SÃO GONÇALO - Um levantamento feito pela Firjan, divulgado através da plataforma Retratos Regionais, aponta que os municípios do Leste Metropolitano - São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito - geraram um saldo positivo de 3.849 vagas de empregos entre janeiro e maio de 2021 nos quatro setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). Nos últimos 12 meses até maio, esse saldo aumenta para 10.293. Maricá (+1.629) e Niterói (+1.326) tiveram os melhores desempenhos em 2021 nestas áreas agregadas. Maio deste ano, inclusive, foi o quinto mês consecutivo de saldo positivo de contratações no setor de serviços.

A análise específica da indústria da sub-região mostra que o setor tem saldo positivo de 1.665 novos postos de trabalho formais no acumulado deste ano. Niterói (+907) e São Gonçalo (+604) também se destacaram positivamente neste período. Os setores que impulsionaram este resultado foram a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+580) e a construção civil (+532).

"Os números da geração de empregos refletem a retomada da economia regional. O conjunto de obras de infraestrutura, anunciadas recentemente pelo poder público, tem impacto estratégico para o ambiente de negócios do estado. A superação da pandemia e o desenvolvimento socioeconômico equilibrado vão beneficiar as indústrias e a sociedade em geral”, avaliou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense.

Em maio último, o estado do Rio de Janeiro abriu 17.610 novos postos de trabalho formais, quarto resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho desde novembro, de acordo com a plataforma Retratos Regionais, da Firjan. O levantamento destaca que houve saldo positivo em todos grandes setores: Serviços (+11.125), Comércio (+3.211), Agropecuária (+2.003) e Indústria e Construção (+1.271).

Com esse resultado, no acumulado de 2021, já foram abertas 49.310 vagas no estado do Rio, com Serviços (+31.082) e o setor industrial (+13.643) liderando as contratações. Já a Agropecuária (+2.775) e Comércio (+1.810) apresentam saldos menores, mas também registram resultado positivo no ano.

Em maio, no setor de Serviços, os maiores volumes de contratações ocorreram nos segmentos de Atividades de Organizações Associativas (+3.221) e Atividades de Atenção À Saúde Humana (+1.399). No setor de Comércio, destacaram-se o Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos para Uso Humano e Veterinário (+618), Hipermercados e Supermercados (+553) e Minimercados, Mercearias e Armazéns (+426).

Na Agropecuária, as contratações se concentraram nas Atividades de Apoio à Agricultura (+1.169) e no Cultivo de Cana-de-açúcar (+718). Por fim, no setor Industrial, a Construção Civil (+599) seguiu se destacando, mas registram-se também as Indústrias Extrativas (+272), Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+256) e Fabricação de Produtos de Minerais Não-Metálicos (+228).

Na análise municipal, 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo no mês. Os primeiros meses da pandemia de Covid-19 impactaram profundamente o mercado de trabalho nacional e fluminense, uma vez que as empresas ainda precisariam se adaptar aos novos protocolos de funcionamento e às restrições impostas pelas autoridades para conter a circulação do vírus. Com isso, entre março e julho de 2020, o estado do Rio fechou mais de 191 mil vagas com carteira assinada.

“A partir processo de recuperação gradual do emprego, entre agosto de 2020 e maio de 2021 houve a abertura de 116.989 vagas. Em outras palavras, isso indica que 6 em cada 10 postos de trabalho com carteira assinada fechados nos primeiros meses da pandemia já foram reabertos no estado”, ressaltou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Na maior parte dos municípios, inclusive, as perdas observadas no início da pandemia já foram mais do que compensadas: 56 dos 92 municípios do estado apresentam saldo líquido de geração de empregos no acumulado de março de 2020 a maio de 2021.

A plataforma Retratos Regionais, lançada pela Firjan em 2020, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged, do Ministério da Economia. Em painel setorial, são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.