Mais Lidas

MPF vai investigar se Rio descumpriu decisão sobre operações policiais

Desde junho do ano passado, após ordem do STF, que as operações em comunidades do estado só podem ocorrer em situações excepcionais

Operação Policial no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
Operação Policial no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense -
Rio - O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro vai investigar se as polícias do estado descumpriram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringiu operações policiais em comunidades do Rio, liberando apenas em casos 'excepcionais', durante a pandemia da Covid-19. O inquérito foi aberto por determinação do ministro Edson Fachin. 
O MPF recebeu a ordem para a abertura do procedimento na sexta-feira (2). Nesta segunda, o órgão fez a distribuição para o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial.
Fachin tomou a decisão de forma cautelar no  no âmbito da chamada 'ADPF das Favelas'. O ministro concedeu, aos representantes da ação, o acesso às comunicações das ações policiais e também aos relatórios finais das incursões. 
O ministro do STF explica que informações de inteligência são exclusivas. "haja informações de inteligência que não digam respeito ao cumprimento, pelo governo fluminense e pelo MPRJ, das decisões cautelares proferidas no âmbito desta ADPF".
Desde junho do ano passado, depois da morte do menino João Pedro, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, o STF decidiu restringir as operações policiais em comunidades do Rio. O STF determinou que apenas operações em situações excepcionais poderiam ser realizadas, mesmo assim com justificativa ao MPRJ por escrito. 
Em junho do ano passado o ministro decidiu que, durante a pandemia de Covid, operações policiais no Estado do Rio só deveriam ocorrer em "hipóteses absolutamente excepcionais" – e com justificativa ao Ministério Público estadual por escrito.
Operação Policial no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Operação policial contra trafico no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia