No rastro de celulares roubados, Polícia Civil recupera mais de 100 aparelhos

Por meio de mensagens, usuário é comunicado que o aparelho em sua posse é roubado e de que precisa comprovar a procedência do produto. Na delegacia de Nova Iguaçu 15 pessoas foram presas

Mensagem que a Polícia Civil manda pra quem comprou um celular roubado
Mensagem que a Polícia Civil manda pra quem comprou um celular roubado -
Com uma simples mensagem enviada para celulares roubados, que foram vendidos em seguida, a 52ª DP, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tem combatido este tipo de crime. De acordo com informações obtidas com exclusividade pela reportagema delegacia já recuperou mais de 100 aparelhos, de janeiro a junho de 2021, e prendeu 15 pessoas por roubo e receptação.

Ao localizar um celular roubado, a Polícia Civil envia uma mensagem para o aparelho e solicita que o usuário compareça à delegacia num prazo de 24 horas para comprovar a posse do aparelho.

"Os números de celulares que recuperamos é expressivo. Além disso, a partir do momento que o usuário entrega o celular na delegacia ela nos ajuda a identificar os receptores e os roubadores", explica Celso Gustavo, delegado titular da 52 DP.

Caso não tenha a nota fiscal, mas o usuário tenha se prontificado a entregar o celular, a pessoa evita ser condenada por receptação. "Vale ressaltar que quem devolveu os celulares após o contato da polícia solicitando a devolução do aparelho, por se tratar de um celular roubado, não recebeu nenhuma punição. Essa pessoa, ao entregar o aparelho não será responsabilizada por crime de receptação. Vale ressaltar que marcamos a entrega somente na delegacia. Desta forma, fica claro de que não se trata de um golpe", garante o delegado.

Para o titular, ao recuperar os celulares, a prática de roubos dos aparelhos perde a força. "Quando a pessoa entrega o aparelho na delegacia, ela está contribuindo para a sociedade. E, dificilmente, esta pessoa cometerá este erro novamente. Então, se as pessoas deixam de comprar celulares que têm a procedência duvidosa, isso vai diminuir os roubos. O roubo só existe porque tem quem compre. As pessoas precisam entender a gravidade de comprar um produto sem saber a procedência porque ela corre o risco de cometer um crime".

Apesar dos bons resultados com a recuperação dos celulares e prisões, muitas pessoas visualizam e não devolvem o aparelho. A partir daí, a polícia começa a rastrear o aparelho até que se chegue ao indivíduo de posse do celular. Pelos IMEIS dos aparelhos — um número único de identificação, como se fosse uma digital do dispositivo - as operadoras telefônicas conseguem saber onde o aparelho se encontra, mesmo que o chip tenha sido mudado.

"Quando quem está de posse do aparelho ignora as mensagens, começamos a verificar. Pedimos à operadora que verifique se um chip foi inserido no aparelho e esses dados nos são repassados pela operadora. Aí começa um rastreamento e localizamos onde o aparelho está. Fazemos diligências, bloqueamos o aparelho e a pessoa pode ser indiciado por receptação dolosa", relata Celso Gustavo.

Para que este trabalho seja feito, o delegado ressalta a importância de se se registrar ocorrência sempre que um celular é roubado. "Só com o registro do roubo é podemos começar esta busca. Então, é importante fazer a ocorrência de um celular roubado. Só assim esse crime pode ser combatido".

Atenção para não cair em 'roubada'
Para não correr o risco de adquirir um aparelho de celular roubado, é importante tomar alguns cuidados. "O usuário precisa se atentar para a procedência do produto e buscar algumas informações antes de comprar algum produto", alertou o delegado Celso Gustavo.
As dicas são:
- Exigir sempre a nota fiscal;
- Consultar o IMEI, no caso dos celulares, para saber se há alguma restrição. Para encontrar esse número, basta digitar no teclado *#06#. Ele também deve constar na caixa de embalagem e na nota fiscal;
- Procurar comprar em lojas e sites de confiança;
- Atentar ao preço. Se o valor estiver muito abaixo do mercado, desconfie!
 
Confira a mensagem que é enviada ao usuário:
"Solicito que o usuário deste telefone celular compareça à 52 DELEGACIA DE POLÍCIA (NOVA IGUAÇU) e procure o setor de Roubos e Furtos, NO PRAZO DE 24 HORAS a contar da leitura desta mensagem.

Esclareço que o usuário deste aparelho de telefone celular deverá trazer documento que confirme a aquisição lícita (nota fiscal) do referido aparelho de telefone celular.

O descumprimento desta intimação, no prazo assinalado, poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação (artigo 180 do Código Penal).

Não sendo possível comparecer no prazo de 24 HORAS, solicito que o usuário deste aparelho de telefone celular manifeste o desejo de agendar horário específico para atendimento na 52 DP, por este mesmo canal.

Caso deseje obter maiores informações acesse o site da Polícia Civil do Estado do RJ e verifique o endereço da 52 DP (Nova Iguaçu) localizada na Avenida Gov. Amaral Peixoto, 950, Centro, Nova Iguaçu, RJ."