Mais Lidas

Ação com inteligência

Delega recupera uma penca de celulares roubados sem dar um tiro

Carga é avaliada em mais de R$ 300 mil e foi comprada em São Paulo
Carga é avaliada em mais de R$ 300 mil e foi comprada em São Paulo -

Com o envio de uma simples mensagem, a 52ª DP (Nova Iguaçu), na Baixada Fluminense, tem combatido roubos de celulares. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo MEIA HORA, a delegacia já recuperou mais de 100 aparelhos, de janeiro a junho de 2021, e prendeu 15 pessoas por roubo e receptação.

Ao localizar um celular roubado, a Polícia Civil envia uma mensagem para o aparelho e solicita que o usuário compareça à delegacia num prazo de 24 horas para comprovar a posse.

"O número de celulares que recuperamos é expressivo. Além disso, a partir do momento que o usuário entrega o celular na delegacia, ele nos ajuda a identificar os receptores e os roubadores", explica Celso Gustavo, delegado titular da 52ª DP.

Caso não tenha a nota fiscal, mas o usuário tenha se prontificado a entregar o celular, a pessoa evita ser condenada por receptação. "Essa pessoa, ao entregar o aparelho, não será responsabilizada por crime de receptação", garante o delegado.

Apesar dos bons resultados, muitas pessoas visualizam e não devolvem o aparelho. A partir daí, a polícia começa a rastrear o telefone até que se chegue ao indivíduo que está com o celular. Pelos IMEIS dos aparelhos — um número único de identificação —, as operadoras telefônicas conseguem saber onde ele se encontra, mesmo que o chip tenha sido mudado.

Para que este trabalho seja feito, é importante registrar ocorrência na delegacia sempre que um celular é roubado.