Governo anuncia que o Alto da Boa Vista receberá o programa Bairro Seguro

Bairro é a trigésima localidade do estado a contar com esquema de policiamento local de 24 horas

Governador Claudio Castro inaugura no QG da PM, projeto "Bairro Seguro".
Governador Claudio Castro inaugura no QG da PM, projeto "Bairro Seguro". -
Rio - O Alto da Boa Vista será mais um bairro a receber o Bairro Seguro, programa da Polícia Militar. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira, pelo governador Cláudio Castro, no 6º BPM (Tijuca). O policiamento 24 horas do programa já atende há outras 29 localidades em todo o Estado. Segundo o governo, o início das operações era uma demanda de ciclistas e turistas que circulam pela região turística da cidade do Rio.
"O Bairro Seguro é um programa que tem apenas um mês e que já apresenta um sucesso ímpar, com mais de três mil ações, índices de criminalidades despencando e a população elogiando", disse o governador Cláudio Castro, que também inaugurou inaugurou uma central de monitoramento no BPM. 

O Alto da Boa Vista tem acesso para pontos importantes do turismo geral e, principalmente, o ecológico da cidade. Um dos exemplos é a Estrada das Paineiras, Vista Chinesa, Parque da Floresta da Tijuca e acesso ao Cristo Redentor.

De acordo com o governo, no primeiro mês de atuação em 29 localidades, os PMs do programa Bairro Seguro prenderam sete criminosos, apreenderam cinco armas, fizeram 3.024 visitas a estabelecimentos comerciais, 518 visitas domiciliares, 206 ações sociais.

Outro dado revelado pelo governo mostra que a atividade dos policiais durante esse primeiro mês se concentrou, principalmente, no período da madrugada. Segundo o levantamento, 46,3% das ações foram no período da manhã e à tarde, e 53,7% delas na faixa horária da noite e madrugada.

Por enquanto, as áreas já contempladas pelo Bairro Seguro são:
Zona Sul - Urca, Leme, São Conrado
Zona Norte - Cachambi, Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Penha, Olaria, Jardim Guanabara, Portuguesa, Ramos, Vila da Penha, Pavuna
Zona Oeste - Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos/Mallet, Sulacap, Realengo, Abelardo Bueno, Barra, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Campo Grande I, Campo Grande II,
Central de monitoramento

A nova central de monitoramento na sala de operações do 6º BPM deve garantir a região da Tijuca uma nova e importante ferramenta tecnológica voltada para a segurança pública, afirma o governo. "O sistema possibilitará uma espécie de cinturão de policiamento na área do batalhão, com câmeras instaladas em vias públicas. Os operadores irão auxiliar os policiais militares que estão nas ruas a localizar carros roubados e no alerta à circulação de criminosos", explicou o órgão em nota.
Vista Chinesa - Floresta da Tijuca,RJ
Vista Chinesa - Floresta da Tijuca,RJ Fotografias: Carlos Monteiro