Mais Lidas

Chance de ouro para a garotada se empregar

Instituto tem 6 mil vagas em cursos para jovens de baixa renda

Os jovens têm oportunidade pra se aperfeiçoar, mas devem morar no Rio e ter terminado o Ensino Médio
Os jovens têm oportunidade pra se aperfeiçoar, mas devem morar no Rio e ter terminado o Ensino Médio -

O Instituto PROA oferece 6 mil oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda no Rio. Em seu primeiro mês na cidade, já teve mais de 1.700 aprovados que vão se aperfeiçoar para o mercado de trabalho e se conectar com vagas de emprego. As inscrições para a turmas de setembro estão abertas no site plataforma.proa.org.br.

"Entrevistamos mais de 70 empresas para entender as reais demandas, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira. Vai ser incrível ver esses mais de 1.700 jovens do Rio transformarem suas vidas", afirma Alini Dal'Magro, CEO do PROA.

Segundo o IBGE, o desemprego entre 18 e 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020, maior índice da história. A falta de experiência e chances de estudos, aliada à pandemia, faz com que os jovens sofram mais com o desemprego.

A plataforma oferece Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica de Dados ou Trilha Técnica de Varejo (50 horas/opcional). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos. Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio.