Mais Lidas

Vacinação: mulheres que engravidaram após 1ª dose da AstraZeneca devem concluir esquema vacinal com Pfizer

Secretaria de Saúde de Petrópolis elaborou termo para que grávidas tenham ciência da medida

Em Petrópolis, 20 grávidas que receberam vacina da AstraZeneca deverão concluir o esquema de vacinação em agosto, recebendo a 2ª dose do laboratório Pfizer
Em Petrópolis, 20 grávidas que receberam vacina da AstraZeneca deverão concluir o esquema de vacinação em agosto, recebendo a 2ª dose do laboratório Pfizer -
Petrópolis - Mulheres vacinadas contra a COVID-19 com o imunizante da AstraZeneca que se tornaram gestantes após receberem a vacina, podem concluir o esquema de vacinação com o imunizante do laboratório Pfizer/Biontech.
No início deste mês a Secretaria de Estado de Saúde já havia recomendado que gestantes que receberam a vacina da AstraZeneca concluam o esquema de vacinação com as vacinas da Pfizer. Em Petrópolis, 20 grávidas que receberam a vacina da AstraZeneca deverão concluir o esquema de vacinação em agosto, recebendo a segunda dose do laboratório Pfizer.
“O estado já havia feito esta recomendação para as gestantes vacinadas com a AstraZeneca. Agora a medida está sendo ampliada para que possamos garantir que aquelas mulheres que entraram em gestação neste período de intervalo entre a primeira e a segunda dose, também possam concluir de forma segura o esquema de vacinação”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisando que é importante que aquelas mulheres que estão nos primeiros meses de gestação informem às profissionais de Saúde no ponto de vacinação sobre a gravidez.
No momento da vacinação é necessário que as gestantes assinem um termo esclarecendo que estão cientes sobre a conclusão do esquema vacinal com imunizantes de laboratórios diferentes. A vacinação de gestantes com a AstraZeneca foi suspensa em 11 de maio por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Em Petrópolis, a vacinação de gestantes vem sendo feita nos pontos de vacinação da UCP campus Benjamin Constant, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava. A orientação do Ministério da Saúde é de que as grávidas sejam vacinadas somente os imunizantes CoronaVac/Butantan, ou Pfizer/Biontech. Já aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca devem concluir o esquema de vacinação com a Pfizer.
Até segunda-feira (19), Petrópolis tinha de 135.701 pessoas que receberam a primeira dose, 46.722 que receberam a segunda dose e 6.726 que receberam a dose única do imunizante. O município iniciou na mesma segunda a vacinação de pessoas a partir de 40 anos.
“Todos os esforços vêm sendo feitos para que possamos ter toda a população apta a receber a vacina imunizada o quanto antes. A meta é, até o fim deste mês, começarmos a vacinar as pessoas com 35 anos e até o fim de agosto chegarmos ao público de 18 anos. O município tem toda a estrutura para isso. Dependemos apenas da entrega de lotes maiores de vacinas”, destaca o prefeito interino, Hingo Hammes.