Mais Lidas

Vacinação começa com filas e distribuição rápida de doses no Rio

Cariocas elogiam o atendimento, mas chegam antes do horário de abertura dos postos. Um dos motivos é o medo de acabar a oferta de imunizantes

Longas filas foram formadas antes da abertura do Posto Manoel José Pereira, no Catete, na Zona Norte do Rio.
Longas filas foram formadas antes da abertura do Posto Manoel José Pereira, no Catete, na Zona Norte do Rio. -
Rio - Antes da abertura do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Catete, era possível verificar a formação de filas para a vacinação contra a covid-19 durante o início da manhã desta segunda-feira (9). As pessoas começaram a chegar às 6h, sendo que o posto abre às 8h. Um dos motivos que influenciaram na decisão de chegar mais cedo foi o medo de uma possível falta de doses disponíveis nas unidades, mas quando o atendimento começou, em 20 minutos os cariocas que aguardavam na fila foram imunizados.
Um dos primeiros a receber o imunizante foi Helio Alves, de 26 anos. Ele chegou no posto às 6h da manhã e foi um dos primeiros a ser vacinado. No início ele contou que houve a formação de uma grande fila, mas que a situação foi normalizada após a abertura do posto.
“Cheguei cedo porque eu tenho medo da possibilidade de a vacina acabar, por isso esperei tanto tempo. Cheguei hoje às 6 horas da manhã, mas só abriu às 8 horas. Depois que o portão foi aberto, em 20 minutos eu fui vacinado”, explicou.
Ulisses Siqueira, de 26 anos, também chegou de viagem da Região Metropolitana, onde comemorou o dia dos pais, no domingo (8), e aproveitou para se vacinar o quanto antes.
“Consegui me vacinar e estou feliz com a vacina. Eu cheguei por volta das 6h30. Foi bastante tranquilo. O posto abriu por volta de 8 horas, quem precisava tomar a segunda dose foi chamado primeiro. Depois começou a vacinação com a primeira dose às 8h15 e 8h20 eu recebi a injeção”, afirmou.
A campanha nesta segunda-feira (9) no Rio de Janeiro está disponível para cariocas de 26 anos durante a manhã e tarde. Adultos com 50 anos ou mais e pessoas com deficiência também podem receber a sua primeira dose em qualquer dia do calendário, mas apenas durante o horário da tarde. 
O calendário de vacinação no Rio está convocando uma idade por dia nesta semana. Na terça-feira (10), pessoas de 25 anos podem comparecer. Na quarta (11), quem tem 24 anos, na quinta-feira (12), 23 anos e assim por diante.