Mais Lidas

Governo do Rio assina contrato de concessão de blocos da Cedae

Empresa será responsável pelos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em 27 cidades do Rio

Governo do Rio assina contrato de concessão de dois blocos do leilão da Cedae
Governo do Rio assina contrato de concessão de dois blocos do leilão da Cedae -
Rio - O Governo do Rio e a concessionária Águas do Rio, do grupo Aegea, assinaram nesta quarta-feira o contrato de concessão dos blocos 1 e 4 do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), que aconteceu em abril e arrecadou R$ 22,6 bilhões no total da concessão de 3 dos 4 blocos ofertados. A cerimônia aconteceu no Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio. 
"Ter a certeza que a vida das pessoas vai melhorar. Esse é o grande motivo de todos que estão aqui hoje. Este é um dia histórico. Dia em que o Rio de Janeiro sai do atraso e entra caminho do futuro", disse Cláudio Castro durante a assinatura do contrato de concessão de saneamento.
A empresa será responsável pelos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em 27 cidades do Rio de Janeiro. Após a assinatura dos contratos, os municípios recebem a primeira parcela dos valores da outorga (65%). A expectativa é que esse montante esteja disponível na segunda quinzena deste mês. O pagamento será dividido em três parcelas. As restantes serão desembolsadas em 2022 e 2025.
"Agora, vamos fazer valer o que consta no edital. Para que todos os benefícios previstos sejam sentidos pela população o quanto antes e que, de fato, este dia seja um marco no saneamento do Estado. Todo esse recurso adquirido com o leilão terá um único destino: investimentos para a população nos próximos anos", afirmou o governador.
A formalização do documento também dará início à operação assistida, que é o período de transferência da gestão para as duas empresas vencedoras do leilão. Essa fase deve durar cerca de seis meses, podendo chegar a nove meses. Durante essa transição, serão definidas as obras que serão ser realizadas para que o estado atinja as metas de universalização.
"Além dos benefícios que confirmamos hoje com essa assinatura, estamos seguindo com a concessão do bloco 3, prevista para dezembro, que vai beneficiar mais 3 milhões de pessoas. Reforço que essa concessão que começa hoje vai mudar a vida de 10 milhões de pessoas que terão acesso aos serviços. Serão ainda gerados empregos e injetados pelo menos R$ 126 bilhões diretamente na economia do estado e dos municípios nos 35 anos de concessão", disse o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.
Logo após o leilão, o governo do estado começou a trabalhar na modelagem da nova concessão do Bloco 3. Originalmente com sete cidades, o novo bloco já conta com 17 municípios.
"Vamos iniciar a operação assistida, e nosso planejamento já está pronto. Podemos falar vários números aqui, mas nada disso efetivamente fará sentido se não mudarmos a história do saneamento no estado, e de cada cidadão fluminense residente na nossa área de concessão, e este é nosso compromisso. Logo no primeiro momento em que assumirmos a operação já serão iniciados os investimentos, nos bairros que a Águas do Rio atuará na capital e também nas demais 26 cidades. Outro ponto importante é que vamos ampliar a tarifa social não só para os 5% estipulados, mas vamos trabalhar para que essa tarifa chegue a mais pessoas, especialmente nesse momento de pandemia", disse o diretor presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Também estiveram presentes à cerimônia de assinatura prefeitos das cidades que passarão a contar com o serviço concedido e representantes de entidades empresariais, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).