Mais Lidas

Estado do Rio anuncia chegada de mais de 490 mil doses de vacina nesta sexta-feira

Além dessas, a SES também recebeu a informação de que 233.000 doses de AstraZeneca estão sendo separadas, nesta manhã, na Fiocruz, para serem entregues ao estado do Rio

Remessa com mais de 490 mil doses de vacina contra covid-19 chega ao Rio nesta sexta-feira
Remessa com mais de 490 mil doses de vacina contra covid-19 chega ao Rio nesta sexta-feira -
Rio - O estado do Rio recebe nesta sexta-feira 308.880 doses da vacina da Pfizer e 183.750 doses de Coronavac. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o novo lote esta previsto para chegar à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) do estado, em Niterói, por volta das 12h30. 
A pasta ainda informou que também recebeu a informação de que 233.000 doses de AstraZeneca estão sendo separadas, nesta manhã, na Fiocruz, para serem entregues ao estado do Rio de Janeiro, ainda sem previsão de horário.

A logística de distribuição para os 92 municípios está sendo preparada e será divulgada ainda nesta sexta.
Nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes voltou a cobrar publicamente celeridade e organização por parte do Ministério da Saúde no envio de doses da vacina. Com os número de casos de Covid-19 crescendo no Rio por conta da circulação da variante Delta, Paes chegou a fazer um apelo ao governo federal para que seja feita uma "operação de guerra" pela distribuição.
Após dois dias com o calendário suspenso, o Rio volta nesta sexta-feira (13) a vacinar por idade - jovens de 24 anos tomam a primeira dose.
"Agradeço ao governo federal. Eles que compram, eles que pagam, eles adquiriram. Palmas para eles todos, estou feliz da vida. Mas entreguem a porcaria da vacina", pediu o prefeito. "Não vou ficar com dedos. Eu tenho o maior respeito pelo ministro (Marcelo) Queiroga, mas cumpro o meu papel de chamar a atenção", disse. Com a alta no número de casos de Covid-19, Paes admitiu que o Rio é atualmente o epicentro da pandemia no Brasil, e pediu celeridade. A cidade tem 70 casos confirmados da variante Delta.
"Nesse momento o lugar com mais casos em crescimento no Brasil é o Rio de Janeiro. Graças a Deus, isso não está se transformando em óbitos, porque temos estrutura e avançamos na vacinação. Mas o epicentro da pandemia nesse momento, em número de casos, é o Rio", afirmou Paes.
"Não acho que seja aceitável que a gente viva essa situação e que não tenhamos uma operação de guerra montada. Não consigo entender, é uma logística que me parece relativamente simples. Eu tenho que distribuir para 290 lugares (postos de vacinação e clínicas da família da cidade). O estado tem que distribuir para 92 municípios. O governo federal tem que mandar voo para 26 estados. Não dá pra entender o que que se faz para esta logística ser tão complicada. Os aviões da FAB tinham que estar de prontidão. Se tem burocracia da Anvisa, acelerem a burocracia da Anvisa", desabafou o prefeito.