Mais Lidas

Com fome de vencer o preconceito

Chef premiado rejeita convites até do exterior pra incentivar a gastronomia em Nova Iguaçu

A Destemida serve uma gostosura de 80cm e 3,75kg: vai encarar?
A Destemida serve uma gostosura de 80cm e 3,75kg: vai encarar? -

O iguaçuano Rodrigo Barros ganhou fama nacional na terceira temporada do principal programa de culinária da TV, o MasterChef, na Band, em 2016. Ele não venceu, mas impressionou com seu talento no fogão, principalmente com as carnes, o que lhe rendeu convites para assumir cozinhas na Zona Sul, em cidades turísticas e até em outros estados. Mas o amor por Nova Iguaçu e a sede de combater o preconceito contra a Baixada o fizeram optar por abrir um restaurante na cidade.

"Também tive convites para trabalhar fora do país, mas preferi ficar em Nova Iguaçu. A nossa região nunca é citada ou tem portas abertas nos grandes eventos de gastronomia do Rio de Janeiro. Temos ótimos restaurantes com lindas histórias de famílias que atravessam gerações, chefs premiados, porém já ouvi pessoas dizerem que não existe gastronomia na Baixada Fluminense. Vejo tudo isso com um olhar triste, porém sem baixar a cabeça pra ninguém", diz o chef.

Desde o MasterChef, Rodrigo tem colecionado troféus culinários, como o Dólmã, maior prêmio da gastronomia brasileira, que papou em 2019. Na época, exaltou sua cidade natal, onde inaugurou o Churrasco do Rodrigo, para, como ele diz, "criar uma tradição gastronômica na Baixada".

"Tenho uma paixão enorme por Nova Iguaçu, que com seus encantos transborda alegria e esperança de dias melhores. Poder estar perto da família e amigos é maravilhoso. Ter o meu próprio negócio na minha cidade é bom demais", vibra.

SABORES ALÉM DA DUTRA

Atraindo clientes de todos os cantos do estado do Rio, o chef Rodrigo Barros espera agora mudar o olhar das pessoas e fazer com que gente que antes não frequentava a Baixada Fluminense passe a visitar e conhecer os encantos da região. Segundo ele, o mesmo vale para os setores especializados da gastronomia, que costumam ignorar sabores para além da Rodovia Presidente Dutra.

"Eu vejo e converso com pessoas de diferentes lugares do estado, eles vêm em busca de pratos autorais e clássicos. Espero que as pessoas estiquem seus olhares para além da Dutra e vejam o que há por aqui, não só em matéria de gastronomia, mas em outros aspectos", torce ele. "Eu já tentei conversar com veículos especializados sobre a nossa cozinha, mas nem resposta tive. Vou lutar sempre para acabar com esse preconceito", prometeu o chef Rodrigo Barros.