Mais Lidas

São Gonçalo inicia nesta terça (17) a aplicação da 2ª dose da Pfizer

Município segue vacinando com a primeira dose a população acima de 18 anos contra o coronavírus

Grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac
Grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac -
SÃO GONÇALO - Os gonçalenses começarão a receber nesta terça-feira (17) a segunda dose da vacina Pfizer contra o coronavírus. Os imunizantes da Astrazeneca e da Coronavac também continuam disponíveis para a segunda dose. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil também aplica a primeira dose a toda a população da cidade com mais de 18 anos. Dez pontos de vacinação funcionam das 8h às 17h, enquanto as clínicas do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, atendem com horário estendido até 21h, para facilitar a imunização daqueles que só saem do trabalho após o fechamento das demais unidades e encontram dificuldade em se vacinar. Aos sábados, os mesmos fecham ao meio-dia.

Para a 1ª dose, os munícipes a partir dos 18 anos precisam levar um comprovante de residência, a carteira de vacinação e o cartão do SUS (ou CPF). Já para a 2ª dose, é obrigatório apresentar um documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo. Os gonçalenses devem chegar nos postos sempre meia hora antes do fechamento das portas. 

As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e/ou deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos estão aptos a receber outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense precisa de um laudo médico indicando a aplicação da marca escolhida e os motivos.

Desde o início da campanha, a cidade vacinou 622.688 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 21.902 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 32.436 trabalhadores da saúde, 137.253 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 84.299 pessoas com comorbidades, 1.341 pessoas com deficiência permanente, 8.235 trabalhadores da educação, 383 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.893 acamados, 341.051 pessoas da população em geral com mais de 18 anos, 3.590 pessoas privadas de liberdade, 267 pessoas em situação de rua, 306 portuários e 8.835 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Ao todo, 221.713pessoas foram imunizadas com a segunda dose.

Locais de vacinação

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Salão do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro (não tem Pfizer)
– PAM Coelho (não tem Pfizer)
– CRAS Vista Alegre
– PAM Neves
– Umpa Pacheco (não tem Pfizer)
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer)

Ponto com drive-thru

– Campo do Clube Mauá, Centro