Mais Lidas

Vândalos deixam trinta ônibus quebrados na saída da praia

Cariocas lotaram as praias do Rio e, no fim do dia, depredaram coletivos e pontos de parada. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram veículos lotados em Copacabana

Domingo de sol e muita confusão na volta da praia na Zona Sul do Rio de Janeiro
Domingo de sol e muita confusão na volta da praia na Zona Sul do Rio de Janeiro -
Rio - Domingo de sol, praias lotadas e cenas lamentáveis na volta para casa. Em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, pontos de ônibus foram quebrados e vários ônibus apedrejados. Apesar da pandemia da covid-19 e a capital classificada como o epicentro da variante Delta no Brasil, o carioca optou em ir às ruas. Um dia antes, as cenas também foram de confusão em Copacabana
Segundo a Rio Ônibus, concessionária que administra o transporte na cidade, mais de 30 coletivos foram quebrados somente no domingo, causando um prejuízo de cerca de R$ 100 mil para as empresas. 
As cenas, ônibus lotados e com janelas quebradas, foram classificadas pela população como lamentável. "Absurda essa situação, as pessoas brincam com a vida alheia. Não se cuidam, aglomeram e ainda quebram o transporte público. O que se viu no domingo foi algo surreal. Há anos não tínhamos imagens como essas", desabafou a universitária Cristiane Luiza, de 25 anos, moradora de Bangu, na Zona Oeste. 
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a volta da praia foi "marcada pela ação dos caloteiros nas estações Nova Barra, Guiomar Novaes e Gilka Machado, localizadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Uma grade foi derrubada por passageiros que tentaram invadir o Terminal Recreio sem pagar a passagem".
Já a Rio Ônibus explicou que "as imagens são o retrato do caos e refletem o desrespeito ao sistema regular de transportes. Em situações assim, vans e carros por aplicativos desaparecem ou elevam suas tarifas. As cenas não retratam uma realidade isolada, e, no próximo final de semana, caso não haja reação por parte das autoridades de Segurança Pública, correm novamente o risco de acontecer”.
A Secretaria Estadual de Polícia Militar informou que, no último fim de semana, "o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) intensificou o policiamento ostensivo na orla da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, inclusive mobilizando apoio de mais de dez unidades da Corporação, sendo realizadas diversas abordagens ao longo do dia para prevenir e coibir possíveis delitos nas praias e demais ruas da região. Somente nos bairros Copacabana e Leme, mais de 200 policiais militares foram empregados no patrulhamento de sexta, sábado e domingo, além das equipes do Copacabana Presente. O 19ºBPM realizou quatro prisões e quatro apreensões de adolescentes, sendo recuperados três aparelhos de celular e duas bicicletas no fim de semana. Entre o fim da tarde e o início da noite de domingo, policiais militares do 19ºBPM (Copacabana) faziam patrulhamento pela orla de Copacabana e do Leme e foram deslocados devido a um princípio de tumulto nas proximidades de pontos de ônibus. As equipes reforçaram as rondas na área para controlar a situação".
Confusão no sábado
Moradores de Copacabana flagraram um grupo de jovens causando confusão no ônibus da linha 474. Após a denúncia de um pedestre, agentes do Copacabana Presente fizeram o veículo parar e abordaram o grupo. 
Domingo de sol e muita confusão na volta da praia na Zona Sul do Rio de Janeiro Reprodução
Domingo de sol e muita confusão na volta da praia na Zona Sul do Rio de Janeiro Reprodução