Mais Lidas

Vacinação de adolescentes em São Gonçalo acontece com filas e aglomerações

Com movimentação intensa durante a manhã, o município começa a vacinar adolescentes com 14 anos ou mais a partir desta quinta-feira (26)

Filas e aglomerações registradas no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, em São Gonçalo, durante a vacinação de adolescentes que começou nesta quinta-feira (26)
Filas e aglomerações registradas no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, em São Gonçalo, durante a vacinação de adolescentes que começou nesta quinta-feira (26) -
Rio - Longas filas e aglomerações foram registradas no Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes, em São Gonçalo, durante a vacinação dos adolescentes na manhã desta quinta-feira (26). O calendário da cidade contempla todas as pessoas maiores de 14 anos e - diferente da capital fluminense - os jovens devem estar acompanhados obrigatoriamente dos responsáveis.

O tempo de espera médio para se vacinar foi de aproximadamente 1h30 no Pólo Sanitário Washington Luiz durante a manhã, mesmo com a fila ter andado rapidamente. Enfrentando longas filas e aglomerações, os 653,.adolescentes comemoraram a chegada da imunização. Uma delas foi Júlia Santos Souza, de 17 anos, que compareceu às 7h30 para receber a sua primeira dose. Ela contou que vive com os avós e sua bisavó, e que estava feliz por poder auxiliar aumentar a sua própria proteção e da família como um todo também.

"Mesmo que os meus avós e a minha bisavó estejam vacinados é uma preocupação na hora de sair à rua. Achei que não fosse tomar a vacina para menor de idade e que iria tomar só ano que vem. Estou muito feliz de estar tomando hoje, demorou um pouquinho, mas valeu a pena. Já perdi um monte de amigo para a covid-19 e muitos parentes de amigos, mãe, pai, que morreram por causa do covid-19. Temos que nos cuidar, tomar a vacina e mesmo depois continuar usando a máscara e álcool em gel", afirmou Júlia.

O município de São Gonçalo conta com 12 pontos de vacinação e um drive thru para receber os adolescentes. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos também devem apresentar caderneta de vacinação e cartão do SUS, documento de identidade ou CPF e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao posto de vacinação.
A médica geriatra e psiquiatra Roberta França avaliou que houve erros de planejamento e logística para a convocação dos adolescentes no município. Ela citou uma série de exemplos que poderiam ser adotados que poderiam ajudar a diminuir a ocorrência de aglomerações, entre elas, aumentar o número de pontos de vacinação, realizar a campanha separando grupos de adolescentes em horários específicos, uma maior presença de assistentes que ajudassem a organizar as filas, entre outras medidas.
"Voltamos a bater na mesma tecla de quem faz a logística dessa vacinação. Falta bom senso, cuidado, respeito e responsabilidade social pelos órgãos competentes que deveriam estar prezando justamente para evitarmos as aglomerações e excessos que estão atrelados aos números da covid-19", disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informou que a cidade tem 12 pontos de vacinação, um deles com drive thru, para evitar aglomerações. Veja íntegra:
"Os pontos nas regiões centrais, normalmente, têm mais procura, principalmente nas primeiras horas da manhã. No entanto, as filas são organizadas e respeitam o distanciamento e os locais ficam mais vazios no horário da tarde.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) exige que os menores de 16 sejam acompanhados dos responsáveis. A cidade optou por cobrar responsáveis de todos os menores para evitar transtornos. Vale ressaltar que os responsáveis não têm que ser, necessariamente, os pais".
Confira os locais de vacinação disponíveis

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

– Cras Vista Alegre

– PAM Neves

– Umpa Pacheco

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (Ponto com drive thru)

– Campo do Clube Mauá, Centro
*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes