Mais Lidas

Semana Nacional de Trânsito tem programação gratuita no Museu de Arte do Rio

Atividades continuam neste domingo, com performance circense, palestras e oficinas. A entrada é gratuita

A data é dedicada à conscientização de todos no trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres
A data é dedicada à conscientização de todos no trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres -
A abertura da Semana Nacional de Trânsito, ocorrida ontem, no Museu de Arte do Rio (MAR), contou com oficinas educativas e muita diversão em família. Este ano, com o tema "Pedestres e ciclistas: ver e ser visto", a data é dedicada à conscientização de todos os atores do trânsito – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres - sobre a importância dos veículos maiores protegerem os mais vulneráveis. As atividades continuam neste domingo, com performance circense, palestras e oficinas. A entrada é gratuita.

Uma das atrações mais procuradas foi a oficina de manutenção de bicicleta, parceria entre a Escola do Olhar e o coletivo BiciPersé. A proposta é que os participantes aprendam a solucionar problemas do cotidiano, como reparo em freios e pneus. O workshop será ministrado hoje, a partir das 11h.

Morador do Flamengo, na Zona Sul do Rio, há 8 anos, o mineiro Felipe José Americano, 33, usa a ‘bike’ para trabalhar e se locomover diariamente pela Cidade Maravilhosa. Ele foi o primeiro a se inscrever na oficina de ontem.
"Eu optei por morar perto do trabalho e me deslocar de bicicleta. Tudo que eu preciso fazer, se tiver condições, vou sempre com ela. A oficina veio em um ótimo momento. Saio daqui com muito conhecimento sobre os cuidados que devo ter com o meu meio de transporte”, disse.

Já as crianças foram atraídas pela oficina de criação artística sobre o tema “Ver e ser visto na cena carioca”, conduzida pelo artista Jovan Ferreira, e que contou com a participação dos responsáveis também. Caso da design de sobrancelhas Joseana Alves, que acompanhou os três filhos Ana Clara, 12, Júlia, 10 e Artur, 7, no passeio da Escola Municipal Francisco Barbosa Leite, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
"Acho muito importante estimular a Educação dos nossos filhos hoje para termos um futuro melhor enquanto sociedade. As crianças ficam muito tempo no celular, e conhecer um lugar novo, diferente, é muito especial. Nada melhor que estarmos em um museu, aprendendo e se divertindo", disse.

Os eventos são uma realização dos jornais O DIA e Meia Hora, com apoio do DetranRJ e parceria com o MAR, Museu de Arte do Rio. O acesso às dependências do MAR por parte de cariocas e turistas está condicionado à comprovação de vacinação contra o coronavírus. Vale ressaltar que o aplicativo Conecte SUS, do governo federal, pode ser baixado gratuitamente pelo celular.


Domingo agitado

Além das oficinas de manutenção de bicicleta e de artes, o domingo no MAR terá palestras, rodas de conversa, contação de história com tema relacionado à mobilidade urbana e intervenção de artistas de circo com foco em educação no trânsito. Ainda em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ fará blitzes educativas ao longo da semana, em pontos espalhados pela cidade. No dia 23, por exemplo, a ação em conjunto com a Coordenação da Lei Seca será na Barra da Tijuca.

Confira a programação

11h às 16h - Intervenção artística com a Cia. Up Leon.
11h às 15h30 - Oficina de manutenção de bicicleta com o coletivo BiciPersé.
13h às 15h - Oficina de criação artística sobre o tema "Ver e ser visto na cena carioca", com o artista Jovan Ferreira.
15h30 às 17h - Palestras com atividades práticas da Escola Pedalar promovida por Pedalentos Cicloturismo Contemplativo.