Mais Lidas

Hora de preservar vidas

Presidente do Detran.RJ aposta na conscientização para reduzir número de vítimas

Adolfo Konder:
Adolfo Konder: "Precisamos debater medidas para melhorar o trânsito no Rio, no Brasil e no mundo. Nosso objetivo é preservar vidas" -

A Semana Nacional de Trânsito (18 a 25/9) é uma época importante para o Detran.RJ em sua tarefa de conscientizar os cidadãos fluminenses para a necessidade de aumentar a segurança no trânsito, com objetivo de reduzir os acidentes em nossas vias.

Neste ano, até julho, ocorreram 9.303 acidentes no estado, com 11.826 vítimas: 1.081 mortos e 10.745 feridos. Com a retomada da atividade econômica na pandemia, esses índices voltaram a subir.

Por isso, é atual o lema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas", adotado em todo o país pela Secretaria Nacional de Trânsito. Para mudar esta realidade, precisamos sensibilizar a sociedade para a necessidade de paz no trânsito. Dependemos de radical mudança na atitude de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os mais fortes devem proteger os mais frágeis e vulneráveis.

O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é "Pedestres e ciclistas: ver e ser visto". A violência no trânsito pode ser irreversível. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 2.659 pedestres e 315 ciclistas morreram no trânsito, no estado, entre janeiro de 2016 e julho de 2021. Nos primeiros sete meses deste ano, 88 pedestres e 26 ciclistas perderam a vida.