Mais Lidas

Bolsonaro diz que Covid só 'encurtou' vidas de vítimas em 'algumas semanas'

Presidente brasileiro deu mais uma declaração equivocada sobre a doença em entrevista, dessa vez à canal de extrema-direita alemã

Jair Bolsonaro (sem partido)
Jair Bolsonaro (sem partido) -
Brasília - Em mais uma de suas declarações questionáveis sobre a pandemia , o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a Covid-19 apenas reduziu, um pouco, o tempo de vida das vítimas acometidas com a doença. "Muitas tinham alguma comorbidade, então a Covid apenas encurtou a vida delas por alguns dias ou algumas semanas", afirmou o presidente. 
A fala foi feita em entrevista a Markus Haintz e Vicky Richter, entrevistadores antivacina alemães, no último dia 8, e publicada no Youtube nesta segunda (20). De acordo com a Folha de S. Paulo, a dupla é ligada ao movimento de extrema-direta Querdeken, da Alemanha. 
Ao longo da entrevista, Bolsonaro disparou outras mentiras como a suposta supernotificação de casos de Covid-19 para que os hospitais ganhassem mais dinheiro. Pelo contrário, o que se viu no Brasil foram unidades de saúde em colapso por falta de leitos para atender todos os pacientes com coronavírus e outras doenças. Um exemplo disso é o que aconteceu em Manaus, no Amazonas, no início deste ano. O estado chegou a registrar falta de cilindros de oxigênio para atender a demanda de pacientes.