Mais Lidas

Natal mais feliz parapapais Noéis

Com o avanço da vacinação, curso de Bons Velhinhos abre inscrições para gerar empregos no fim do ano

Escola já formou mais de 700 Bons Velhinhos
Escola já formou mais de 700 Bons Velhinhos -

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Rio, os shoppings podem voltar a receber os papais noéis presencialmente para alegrar a celebração de Natal das crianças. No ano passado, por causa da pandemia, a interação com o bom velhinho aconteceu com distanciamento, de forma remota e por meio de aplicativos dos estabelecimentos. Este ano, com máscaras, vacinados, mas ainda respeitando os protocolos de proteção, eles devem voltar aos tronos para ouvir os pedidos da criançada.

Para preparar o retorno, a Escola de Papai Noel do Brasil está com inscrições abertas para seu curso gratuito de Papai Noel. Assim como no ano passado, a capacitação de papais noéis das mais diversas regiões do Brasil e até do exterior será realizada pelo aplicativo Zoom, entre os dias 5, 13, 19 e 26 de outubro, das 14h às 17h. Fundada em 1993 pelo ator e produtor cultural Limachem Cherem, a escola já formou mais de 700 bons velhinhos.

"Os mais velhinhos já sabem que tem esse curso e que é a única oportunidade para voltar para o mercado de trabalho, porque normalmente são pessoas aposentadas, que ainda não se aposentaram, ou mal aposentadas, e fazem o curso para ganhar um dinheiro extra. Então, normalmente a procura é muito grande", contou Limachem, que acredita na melhora do cenário de contratação de papais noéis neste ano. 

"Ano passado foi horrível. Papais noéis ficaram em casa, pois são do grupo de risco", completou.

 Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 50 anos, barbas e cabelos grisalhos, estar com a saúde em dia e gostar de crianças. Também é exigido do candidato a apresentação do certificado de vacinação. Os alunos terão aulas de improvisação, interpretação, dinâmica, oficina de brinquedos, automaquiagem, figurino, lições musicais, cuidados com a barba e expressão corporal. A novidade deste ano fica por conta da aula de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Ao final do curso, os Papais Noéis que obtiverem frequência de 75% receberão o certificado de participação, em solenidade de formatura virtual ao final da aula do dia 26 de outubro. Segundo Cherem, a procura pelas vagas já começou e as oportunidades de empregos devem ser muitas.
"A procura por trabalho vai ser muito grande porque muita gente perdeu o emprego, não só o papai noel. A volta do papai noel vai empregar fotógrafos, as meninas de 18 a 25 anos, que são as noeletes, as mamães noéis, as costureiras, as lavanderias. Vai ter uma abertura de trabalho bem legal e as pessoas estão bem necessitadas", projetou Limachem.
 
O período de inscrição vai até o dia 1º de outubro, pelo link forms.gle/j6Q76W6X24Pp7ubm9, mas ela não garante vaga no curso.