Mais Lidas

Semana Nacional de Trânsito é marcada por atividades educativas para crianças e adultos

Fórum promovido pelo MEIA HORA e O Dia, com apoio do Detran.RJ e do Governo do Estado, em parceira com o Museu de Arte do Rio, abordou mobilidade urbana e sustentabilidade

Fórum teve apoio do Detran.RJ e do Governo do Estado do Rio, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR)
Fórum teve apoio do Detran.RJ e do Governo do Estado do Rio, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) -

A Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro, teve como tema 'Pedestres e ciclistas: ver e ser visto', e cumpriu bem seu papel: promover educação para um trânsito mais seguro, além de evidenciar a importância dos veículos maiores protegerem os mais frágeis. No Museu de Arte do Rio (MAR), debates, palestras e oficinas fizeram parte da programação realizada pelos jornais MEIA HORA e O Dia com o apoio do Detran.RJ e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Neste cenário, as crianças tiveram uma participação mais que especial. As obras criadas por elas durante as atividades artísticas deram vida à exposição Crônicas Cariocas - Isso é a cara do Rio! Pelos olhos das crianças, que ficará aberta ao público até o dia 24 deste mês, no MAR. Nas ruas, blitzes educativas com apoio da Operação Lei Seca informaram sobre direitos e deveres de todos os atores do trânsito.

Presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder destacou o sucesso da campanha. "Nosso objetivo foi de levar conscientização a toda a população. Não apenas do Estado do Rio, mas de todo o país. O foco foi sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de agirem com prudência. As ações reforçaram a necessidade dos mais fortes protegerem os mais vulneráveis. Também evidenciamos a importância do uso de equipamentos e vestimentas que tornem ciclistas e pedestres mais visíveis no período noturno, quando fica mais difícil identificá-los. Todos precisam entender que, no trânsito, a nossa responsabilidade salva vidas", disse Konder.

Ainda em comemoração à data, o MAR recebeu em 1º de outubro o fórum 'Trânsito, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade', que debateu com especialistas desses setores os acertos e principais desafios para o deslocamento do cidadão no futuro. Além de Adolfo Konder, a mesa foi formada pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Vinícius Farah; pelo diretor de Departamento de Gestão de Política de Trânsito, Eduardo Sanches; e pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

Durante o evento, foi assinado um compromisso entre o Detran, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ) e a Secretaria Nacional de Trânsito para o empenho do cumprimento da redução de mortes e lesões no trânsito. Frederico de Moura Carneiro destacou a atuação das três esferas de poder em busca de melhorias para a população. "Nossa principal missão é a segurança no trânsito. Estamos atuando conjuntamente, União, Estado e Município, o que resulta em ações mais propositivas. Está havendo uma redução no número de mortes no trânsito. Em 2014, por exemplo, foram cerca de 42 mil. Atualmente, são cerca de 30 mil. Um número ainda elevado. Precisamos reduzir mais", pontuou o secretário.

O diretor do Departamento de Gestão de Política de Trânsito, Eduardo Sanches, também destacou as parcerias em prol do cidadão. "Estamos nos articulando cada vez mais e o sentido disso é ampliar a prestação de serviços aos brasileiros. Hoje temos condições de trocar informações com os outros órgãos e diminuir o gargalo que ainda atrasa alguns processos. Nosso trabalho é servir bem e é o que buscamos o tempo todo".

Ainda no fórum, personalidades que fazem a diferença na luta por um trânsito mais seguro foram homenageadas, como Raphael Gonçalves Pereira, servidor que atua no atendimento ao público; Ricardo Pereira Diniz, da Escola Pública de Trânsito; e Rodrigo Varejão, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Na plateia, gestores municipais absorveram experiências e compartilharam informações para o melhoramento do trânsito em suas cidades. O público assistiu ao fórum ao vivo pelo Facebook do MEIA HORA e de O Dia e pelo canal de O Dia no YouTube.

 

Fórum teve apoio do Detran.RJ e do Governo do Estado do Rio, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) Eduardo Uzal
Alunos aprenderam a resolver os problemas mecânicos que surgem durante o deslocamento dos ciclistas Eduardo Uzal
Um dos objetivos foi despertar o olhar para a segurança no trânsito Eduardo Uzal
Fórum foi realizado pelos jornais O Dia e Meia Hora, com o apoio do Detran.RJ e Governo do Estado do Rio de Janeiro Eduardo Uzal
No Museu de Arte do Rio (MAR), debates, palestras e oficinas fizeram parte da programação Eduardo Uzal