Mais Lidas

Covid-19 está controlada pela primeira vez no Rio, diz secretário municipal de Saúde

Capital fluminense registrou queda de óbitos, de casos confirmados e de taxa de transmissão pela sétima semana seguida. 'É a primeira vez que a gente pode falar que há uma situação de estabilidade', avaliou Daniel Soranz

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes -
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde avalia, pela primeira vez desde o início da pandemia, que a situação da covid-19 na cidade do Rio está controlada. A avaliação é do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante apresentação do 40º Boletim Epidemiológico. A capital fluminense registrou queda em praticamente todos os indicadores da doença - óbitos, taxa de tranmissão, internações e casos confirmados - pela sétima semana seguida.
"É a primeira vez que a gente pode falar que há uma situação controlada da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Temos a menor taxa de transmissão desde o início da pandemia, menor número de pacientes internados. É a primeira vez que podemos falar que temos uma situação de estabilidade, de queda há mais de sete semanas. Se não tiver nenhuma nova variante, ou nenhum fator não previsto, podemos dizer que entramos numa fase de risco muito menor a partir dessa semana", afirmou Daniel Soranz.
"Mais baixo do que isso, é quando estivermos no fim da pandemia. Não poderia ser mais baixo do que isso. Trabalhamos, torcemos e rezamos para que a gente possa, num futuro próximo, até parar de divulgar esses dados. Será o momento em que diremos que não existe mais pandemia. Certamente ainda vai levar algum tempo, a covid está entre nós. Isso pressupõe uma situação mundial, mas não poderia ser mais baixo do que esse momento'", acrescentou o prefeito Eduardo Paes.
A Secretaria Municipal de Saúde avalia que a vacinação da população carioca é fundamental a manutenção da redução das taxas da covid-19. A capital tem, atualmente, 60% da população total com o esquema vacinal completo. Entre os maiores de 12 anos, essa taxa é de 69,7%. 
Nesta sexta-feira (15), o Rio aplica a dose de reforço aos idosos de 68 anos, além de trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose em fevereiro. Por conta de um atraso na entrega de doses, não haverá avanço na vacinação da terceira dose - idosos de 68 anos ou mais serão vacinados até a próxima quarta-feira. Na próxima quinta-feira, dia 21, idosos de 67 anos poderão receber o reforço. 
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Mapa de risco da cidade do Rio está em classificação moderada, a mais leve entre as três na escala da Secretaria Municipal de Saúde REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Mapa de risco da cidade do Rio está em classificação moderada pela terceira semana seguida REPRODUÇÃO DE VÍDEO