Mais Lidas

Um bamba eternizado

Martinho da Vila ganha homenagem em pintura na principal via de seu bairro

Enredo da Unidos de Vila Isabel para o Carnaval 2022, Martinho da Vila, presidente da honra da Azul e Branco, recebe hoje mais uma homenagem no bairro que leva no nome. A parede da fachada do bar Vizinhando & Mané, na Avenida Boulevard 28 de Setembro, esquina com a Rua Felipe Camarão, na Zona Norte do Rio, foi pintada com a imagem do sambista e batizada como "Muro do Martinho da Vila". A inciativa é do projeto "Negro Muro", que já retratou outras figuras ilustres como Pixinguinha, Elza Soares, e Clementina de Jesus.

"Martinho da Vila representa o grande mestre da cultura do samba e do partido alto. A simplicidade de um intelectual escritor que veio do interior do Rio de Janeiro (Duas Barras) para representar o samba brasileiro pelo mundo, um embaixador na relação Brasil e África, principalmente, Brasil-Angola, e é um personagem ilustre da escola de samba e do bairro boêmio de Vila Isabel", observa Jener Tonasso, um dos proprietários do bar.

A pintura possui um pouco mais de 11 metros de altura por seis metros de largura e representa características marcantes do sambista. Martinho já viu o trabalho e agradeceu a homenagem por meio de suas redes sociais. O projeto foi idealizado e dirigido pelo produtor e pesquisador Pedro Rajão, com apoio de Rhuan Gonçalves. O autor da obra é o pintor Fernando Cazé. O processo de preparo do muro e pintura durou uma semana.