Mais Lidas

Secretário municipal de Saúde prevê fim da obrigatoriedade de máscaras para a próxima terça

Capital precisa atingir 65% da população adulta vacinada para adotar a medida

Daniel Soranz explica que a cidade do Rio tem o menor número de internações desde o início da pandemia
Daniel Soranz explica que a cidade do Rio tem o menor número de internações desde o início da pandemia -
Rio - Dados oficiais do Painel Rio Covid apontam que a capital já atingiu 61% da população adulta vacinada com as duas doses ou com a dose única da vacina contra o coronavírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a expectativa é que esse número chegue a 65% até a próxima terça-feira (26) e a partir daí, seja possível acabar com a obrigatoriedade do uso das máscaras faciais em locais abertos.
"É a segunda etapa do nosso processo de reabertura, quando a gente vai poder liberar máscara em locais abertos. É importante a gente ter cautela, que a gente vá com segurança, acompanhando sempre, muito de perto, os números", disse o secretário em entrevista ao Bom dia Rio, nesta segunda-feira (18).
Soranz explicou que as máscaras passarão a ser optativas e que os cariocas que decidirem continuar utilizando a proteção, não precisam deixar de usar. A medida não valerá para locais fechados. Segundo o secretário, esta é a oitava semana de queda nos números de casos de covid-19. Além disso, dados do portal de monitoramento da prefeitura também mostram que a capital tem o menor índice de internação pela doença desde o início da pandemia, com menos de mil hospitalizações em outubro.
"Essa segurança da retomada é muito importante para a sociedade como um todo e a gente vai fazer isso com muita cautela, utilizando os melhores dados científicos para que a gente possa retomar um pouco daquilo que a gente perdeu nesse momento tão difícil que foi a pandemia de covid-19", disse Soranz, em entrevista à TV.
Nesta segunda (18), o prefeito Eduardo Paes alterou o decreto que limitava a 70% da capacidade em diversos ambientes fechados. Agora, cinemas, museus, teatros, shoppings e outros locais poderão reabrir com a capacidade máxima, sem necessidade de distanciamento. O uso de máscaras, no entanto, segue obrigatório.
"A gente está acompanhando muito de perto os números. Estamos analisando possíveis novas variantes e qualquer variável que possa mudar essa tendência (de queda no número de transmissão). Então cada dia mais a gente tem mais segurança pra dizer 'sim, é possível a gente ir retomando'", explicou o secretário.
Terceira dose suspensa
A dose de reforço para idosos de 67 anos foi suspensa nesta segunda-feira por falta de doses. Segundo Soranz, o Ministério da Saúde enviou 300 mil doses a menos do que a capital previa para continuar com a campanha de reforço dos idosos. O secretário explicou que a previsão é que novas doses cheguem na quarta-feira (20) e a vacinação seja retomada na quinta (21). 
 "A previsão é chegar nessa quarta-feira para na quinta a gente já retomar a vacinação da dose de reforço no grupo de 67 anos ou mais", disse o secretário.