Mais Lidas

Município do Rio retoma aplicação da dose de reforço nesta quinta-feira

Calendário vai contemplar idosos com 68 anos ou mais e mulheres com idade de 67 anos

Vacinação foi paralisada devido ao atraso no cronograma de entrega de doses do imunizante Pfizer
Vacinação foi paralisada devido ao atraso no cronograma de entrega de doses do imunizante Pfizer -
Rio - O município do Rio retoma nesta quinta-feira (21) a aplicação da dose de reforço para idosos com 68 anos ou mais e para mulheres com idade de 67 anos. A vacinação com a terceira dose foi paralisada na última sexta-feira (15) devido ao atraso no cronograma de entrega dos imunizantes, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (18), o estado recebeu 220 mil doses de vacina da AstraZeneca. A capital do Rio ficou com 120 mil doses e retirou os imunizantes na noite do mesmo dia. De acordo com o calendário alterado por conta da suspensão da dose de reforço, na sexta-feira (22) será a vez dos idosos de 67 anos ou mais, com repescagem para todo esse grupo no sábado (23).

Na segunda (25) e terça-feira (26) é a vez das mulheres e homens com 66 anos ou mais, respectivamente, com repescagem na quarta-feira (27). Na próxima quinta-feira (28), a terceira dose alcança as mulheres de 65 anos ou mais, vacinando os homens da mesma idade na sexta-feira (29). A repescagem para idosos com 65 anos ou mais ocorre sábado (30).
Até o final de outubro, todos os postos de vacinação do Rio estarão aplicando a primeira dose da vacina contra covid-19 em maiores de 12 anos que ainda não tenham se vacinado. O município também reduziu para 21 dias ou mais o intervalo para a segunda dose de Pfizer para pessoas com 40 anos ou mais que se vacinaram com esse imunizante na cidade. De acordo com a atualização das 18h desta quarta-feira do Painel Rio COVID-19, o município já aplicou 507.650 doses de reforço. A primeira dose ou dose única contemplou 86,9% da população total carioca e a segunda ou única, 61,7%.

Além da cidade do Rio, os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Volta Redonda também retiraram suas doses de Pfizer nesta terça-feira (19). Nesta quarta-feira (20), a Coordenação Geral de Abastecimento (CGA) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribui os imunizantes para os outros municípios do estado.

Nesta terça, a reportagem do Dia mostrou que alguns postos de saúde do Rio estavam sem vacinas para aplicar a segunda dose da AstraZeneca. Dessa forma, os cariocas tiveram que tomar a segunda dose com o imunizante da Pfizer, no caso de falta da vacina da AstraZeneca. Em nota, a SES informou que recebeu, na tarde desta quarta-feira, remessa de 220 mil doses da vacina AstraZeneca e que o município do Rio já retirou sua remessa. A distribuição para os demais municípios será realizada nesta sexta-feira.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que entregou, nesta quarta, mais 2,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19 ao Ministério Público. As doses da AstraZeneca são produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz. A liberação acontece diretamente para o almoxarifado designado pelo Ministério, para distribuição aos estados. Com a entrega, a Fundação alcança a marca de 113,8 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).