Cabral e ex-secretário da Seap, Raphael Montenegro, tiveram reunião 'secreta' em Bangu 8

Encontro aconteceu após horário permitido de circulação de detentos no Complexo de Gericinó

Câmeras da Seap registraram encontro entre Sergio Cabral e Rafael Montenegro, ex-secretário
Câmeras da Seap registraram encontro entre Sergio Cabral e Rafael Montenegro, ex-secretário -
Rio - Antes de ir para a Unidade Prisional da PM, em Niterói, no mês passado, o ex-governador Sergio Cabral teve em uma reunião "secreta" com o ex-secretário de administração penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, expulso do cargo após denúncias de envolvimento com traficantes do Comando Vermelho. A informação foi divulgada pela TV Globo e confirmada pelo O DIA
O encontro, segundo informações, aconteceu no último dia 9 de julho, na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. A chegada de Montenegro ao presídio foi registrada por câmeras de segurança.
Montenero, na época ainda ocupava o posto de chefe da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). De acordo com a TV Globo, Cabral e Montenegro usaram telefones celulares no encontro. A reunião foi feita em horário em que a circulação de presos não é permitida, após às 20h. 
Montenegro foi preso em agosto deste ano pela Polícia Federal durante a Operação Simonia. Além dele, dois subsecretários, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gime, superintendente da pasta, também forma alvos da operação. Todos ganharam liberdade dias depois.  
Segundo as investigações, a cúpula da Seap fez acordos com as principais lideranças do Comando Vermelho, apontada como a maior facção criminosa de tráfico de drogas do estado. Na denúncia, foi apontado que Montenegro negociava com os traficantes "em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas".
Entre os acordos feitos por Montenegro estão: 
- o retorno de traficantes presos na Penitenciária Federal de Catanduvas para o Rio de Janeiro;
- entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais,
- a soltura ilegal do traficante Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, que tinha mandados de prisão pendentes. Abelha saiu pela porta da frente do Complexo de Gericinó no dia 27 de julho deste ano. 
Cabral está preso desde novembro de 2016
Cabral está preso desde novembro de 2016 Márcio Mercante / Agência O Dia
Raphael Montenegro (no detalhe e de camisa azul) chega à sede da Polícia Federal, na Praça Mauá
Raphael Montenegro (no detalhe e de camisa azul) chega à sede da Polícia Federal, na Praça Mauá Reginaldo Pimenta