Mais Lidas

Vaca ainda não tá louca

Fiocruz investiga e descarta doença da carne em dois pacientes

Moradores da Baixada, eles se tratam em hospital da fundação
Moradores da Baixada, eles se tratam em hospital da fundação -

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou ontem que os dois pacientes que estavam sendo investigados por possivelmente terem sido infectados pelo chamado mal da vaca louca não estão com a doença. Segundo a fundação, a suspeita, na verdade, é que eles estejam com uma forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob, que não tem relação com o consumo de carne bovina.

De acordo com a instituição, os pacientes, que são mmoradores de Duque de Caxias e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, estão internados e isolados no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos. A fundação não divulgou se são homens ou mulheres e qual foi a condição em que se infectaram. 

"Detalhes que possam identificar os pacientes não serão divulgados em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, de acordo com o estabelecido pelo Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina", diz a fundação em nota.

A contaminação do mal da vaca louca pode ocorrer com o consumo de carne contaminada, mas a Fiocruz já havia informado que esses dois casos não tinham relação com o alimento. Alguns pacientes podem ficar com a doença dormente por décadas.