Mais Lidas

Ao menos 58 detentos morrem em conflito de grupos criminosos no Equador

Governador da província de Guayas, Pablo Arosemena, disse em coletiva de imprensa no início deste sábado que o conflito começou após a libertação do líder de uma gangue

Ao menos 58 detentos morrem em rebelião no Equador
Ao menos 58 detentos morrem em rebelião no Equador -
Quito - Confrontos entre grupos rivais na penitenciária de Litoral, no Equador, deixaram pelo menos 68 detentos mortos e mais de 24 feridos nesta sexta-feira (12). O presídio em questão fica na cidade de Guayaquil, no sul do país, e é o mesmo onde 119 presos foram mortos no final de setembro.

Segundo a CNN Brasil, o governador da província de Guayas, Pablo Arosemena, disse em coletiva de imprensa no início deste sábado (13) que o conflito começou após a libertação do líder de uma gangue. “O contexto dessa situação é que não havia líder da quadrilha neste bloco de celas porque há poucos dias aquele prisioneiro foi libertado”, explicou o governador. “Outros blocos de celas com outros grupos queriam o controle”, acrescentou.

Com isso, o governo culpa as disputas entre gangues de narcotraficantes pelos assassinatos. Esses grupos brigam para ter o controle da penitenciária, com grandes conflitos, desde dezembro passado.

Em meio a isso, o presidente equatoriano, Guillerme Lasso, pediu ao tribunal constitucional que permita a entrada dos militares nas prisões. Atualmente, as forças armadas atuam apenas na segurança externa.