Mais Lidas

Cariocas adultos que tomaram 2ª dose há mais de cinco meses já devem tomar reforço

Prefeito do Rio anunciou calendário da terceira dose para maiores de 55 anos

Rio reforça imunização de maiores de 55 anos em dezembro
Rio reforça imunização de maiores de 55 anos em dezembro -
Rio - A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta-feira o calendário de aplicação da dose de reforço (DR) contra covid-19 para quem tem menos de 60 anos. Pessoas a partir de 18 anos que façam parte dos grupos prioritários, tendo sido vacinadas nos primeiros meses da campanha, já podem tomar a dose de reforço, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses.
Já de 29 de novembro a 4 de janeiro do próximo ano, serão convocadas, conforme escalonamento etário, as pessoas entre 59 e 55 anos que tomaram a segunda dose (D2) há, no mínimo, três meses.
O calendário para dose de reforço por idade em dezembro é o seguinte:
. Entre 29/11 e 4/12 recebem a terceira dose quem tem 59 anos ou mais;
. De 6/12 a 11/12 é a vez dos maiores de 58;
. 13/12 a 18/12, vacinam maiores de 57 anos;
. Entre 20/12 e 23/12 é a vez dos maiores de 56 anos;
. 27/12 a 4/1 vacinam quem tem 55 anos ou mais
O anúncio da capital vem no mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio autorizou os 92 municípios do estado a vacinar imediatamente a população adulta com a dose de reforço, conforme as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A pasta esclareceu que a partir de hoje (18) as entregas e distribuição de vacinas acontecerão somente após solicitação dos municípios, uma vez que todas as cidades do estado do Rio de Janeiro estão abastecidas.
O Ministério da Saúde (MS) autorizou na terça-feira (16) a aplicação da dose de reforço no público de 18 a 59 anos e a redução no intervalo entre a segunda e a terceira dose, de seis para cinco meses.
Nesta quinta-feira (18), o município do Rio atingiu a marca de um milhão de pessoas vacinadas com a dose de reforço. Idosos, pessoas com alto grau de imunossupressão e trabalhadores da saúde são os grupos que já receberam a dose complementar no esquema vacinal. Até este sábado (20), o calendário de reforço para os idosos estará completo, com a repescagem para todas as pessoas a partir de 60 anos que ainda não tomaram a DR.
Adultos que não se vacinaram são maioria de internados
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (18) indicam que a maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em que a causa é a covid-19 é de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Os mais acometidos são os adultos com 49 anos ou menos. Os dados reforçam ainda mais a importância de se completar o ciclo vacinal, além da dose de reforço.

Na faixa etária de 49 anos ou menos, 42,59% não foram vacinados, 39, 57% de forma parcial e 9,82% completaram o ciclo. Para quem tem idade entre 50 a 64 anos, 23,7% não se imunizaram, 27,81% receberam uma dose e 19, 01% as duas. Já o grupo de idoso que mais recebeu a dose de reforço foi de 80 a 84 anos, com uma cobertura de 95,1%, vindo depois do grupo de 70 a 74, com 55,4% de imunização contra a covid-19.
Capital terá 'Dia D' da segunda dose
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio convoca as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose a retornar o quanto antes aos pontos de vacinação. Todos os que tomaram a primeira dose nas datas destinadas a suas faixas etárias já alcançaram o prazo regular para tomar a segunda dose. Neste sábado (20), acontece o Dia D da segunda dose da vacinação contra a covid-19. Haverá uma antecipação geral da aplicação da segunda dose para todo o público, respeitando-se o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda doses indicado por cada fabricante.

Até o fim de novembro, a SMS-Rio irá desmobilizar todos os pontos de vacinação extras que foram criados durante a campanha de imunização. A vacinação passará a ser ofertada exclusivamente nas mais de 230 unidades de Atenção Primária espalhadas por toda a cidade. A partir de 1º de dezembro, os esforços serão concentrados no atendimento às pessoas que tomarão a dose de reforço.