Mais Lidas

Pagamento pelo celular

No estado, 125 mil passageiros já aderiram à novidade, que tem caráter multimodal

NÃO USAR NÃO USAR
NÃO USAR NÃO USAR -

A tecnologia pode ser uma aliada importante para quem utiliza o transporte público no Rio de Janeiro. Os passageiros estão optando por novas formas de pagamento para não perder tempo na hora de adquirir créditos ou recarregar os seus cartões. Um novo aplicativo gratuito da Riocard Mais já oferece a possibilidade de pagar a passagem utilizando o celular. E 125 mil usuários já aderiram à novidade.

O Cartão Digital é o primeiro do país com caráter multimodal, sendo aceito em ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens, barcas, vans legalizadas e BRT. O consultor técnico Marcos Vinícius de Souza foi um dos primeiros a migrar para a nova tecnologia. Morador de Bangu e passageiro da linha 790 (Campo Grande x Cascadura), ele costuma testar os novos produtos e utilizar as redes sociais para interagir com a Riocard Mais.

"Eu sou adepto das formas práticas de pagamento. Criei o Cartão Digital logo no início e já usei no trem e também no ônibus para ir ao trabalho, mas fico atento à questão do validador, pois nem todos aceitam a nova tecnologia", explica Marcos.

Para aderir à novidade, basta baixar o aplicativo Cartão Digital-Valida Mais na loja Google Play. O aparelho celular precisa contar com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, que é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC. No Estado, 13 mil equipamentos, de um total de 20 mil, já possuem a capacidade de leitura do novo Cartão.