Mais Lidas

Hemonúcleo de São Gonçalo faz ação especial no Dia do Doador

Cerca de 60 pessoas participaram da campanha e doaram sangue

No Dia Nacional do Doador de Sangue, cerca de 60 pessoas participaram da campanha de doação de sangue.
No Dia Nacional do Doador de Sangue, cerca de 60 pessoas participaram da campanha de doação de sangue. -
No Dia Nacional do Doador de Sangue, cerca de 60 pessoas participaram da campanha de doação de sangue que ocorreu nesta quinta-feira (25), no Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto. Ao todo, 40 bolsas de sangue foram coletadas.

Segundo as informações, o Hemonúcleo de São Gonçalo é responsável por atender a todos os hospitais municipais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Juliana Karine Santos, é necessário que a população doe cada vez mais, já que o estoque não são repostos na mesma proporção.

"O nosso estoque estava em baixa e ver a unidade cheia de doadores alegra o nosso coração. O dia do doador contribuiu para adequar os nossos estoques e incentivar a doação constante da população. O nosso objetivo é que mais pessoas venham doar durante todos os dias", afirmou a coordenadora.

Estudante de enfermagem e moradora de Monjolos, Débora Rodrigues, de 36 anos, doou sangue pela segunda vez e ressaltou que ser doadora sempre foi um desejo. "Eu sempre tive o desejo de doar, mas como eu morava na Bahia, lá era mais difícil pela distância da minha casa até um hemonúcleo, e quando eu vim pro Rio, foi uma das primeiras coisas que eu fiz. Eu me sinto muito feliz em poder doar sangue, porque a gente sabe que uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é um ato de amor ao próximo, e eu sou uma doadora por amar e respeitar a vida", disse a estudante de enfermagem.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid-19 – Para a doação, todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. O gonçalense que teve Covid-19 pode fazer a doação normalmente, desde que já tenha passado 30 dias de cura. O objetivo é evitar a contaminação da doença no ambiente da unidade de saúde. Vale ressaltar que não há confirmação de contaminação do coronavírus por transfusão de sangue.