Mais Lidas

Miliciante ou trafiquiano ?

Chefe do tráfico no Salgueiro há 20 anos, Rabicó copia táticas de milícias dentro do complexo

Corpos encontrados em área de mangue no Complexo do Salgueiro
Corpos encontrados em área de mangue no Complexo do Salgueiro -

Ordens para atacar agentes de segurança a tiros, roubar veículos e cargas, além do financiamento de guerras contra facções rivais. É desta forma que Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, de 57 anos, comanda o tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, desde o fim dos anos 1990. Apontado como uma das principais e mais antigas lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV), Rabicó figura como foragido da Justiça, com dois mandados de prisão preventiva pendentes.

De acordo com investigações da 72ª DP (Mutuá) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Rabicó aderiu às táticas de extorsão da milícia para obter lucros, além dos já adquiridos com a venda de drogas, e estaria extorquindo comerciantes locais.

"Nossas investigações demonstram que ele tem explorado a venda de água, gás e gatonet. Cobram uma taxa aos comerciantes para eles poderem trabalhar no local", disse o delegado titular da DRE, Marcus Vinicius Amim.

Investigações da 72ª DP indicam que Rabicó explora o transporte alternativo, lucrando com veículos que circulam no Salgueiro. Agentes informaram que ele teria impedido o aumento da frota de ônibus que tem licença para rodar na comunidade. Indiciado em três inquéritos da delegacia, Rabicó tem 33 anotações criminais e contra ele há dois mandados de prisão preventiva em aberto: roubo qualificado e tráfico de drogas/associação ao tráfico. Ele é investigado pela 76ª DP (Niterói) por financiar invasão do CV ao Morro do Estado, no Centro de Niterói, que era controlado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).